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OÍndice Gerente de Compras (PMI)composto nos Estados Unidos ficou em 53,2 em junho, ante 54,3 em maio, de acordo com dados doS&P Global. O PMI do setor de serviços, por sua vez, foi de 54,9 de maio para 54,4 em junho. As expectativas do mercado para o PMI composto e de serviços eram de 53 e 54,1 no período, respectivamente.

SSE Composite: 3.167,75 (-0,06%)Nikkei 225: 32.314,50 (-0,46%)Hang Seng: 19.076,00 (+0,80%)KOSPI: 2.609,76 (+0,37%)TAIEX: 17.030,70 (-0,78%)

PetroReconcavo (RECV3) – A empresa comunicou que assinou um contrato de financiamento sindicalizado de US$ 60 milhões e terá as subsidiárias Potiguar E&P, SPE Miranga, Reconcavo E&P e SPE Tiêta Ltda. como garantidoras. As instituições financeiras credoras são o Itaú BBA, Santander e Banco do Brasil. O financiamento terá vencimento em 36 meses a contar da data de assinatura do “Credit Agreement” e juros remuneratórios, a partir do desembolso, correspondente à taxa de referência Term SOFR para três meses, acrescido de 3,80% ao ano.

A inflação nos Estados Unidos esteve, desde o início da década de 90, sempre abaixo de 5%, e na década que antecedeu a pandemia, essa inflação esteve quase sempre abaixo de 2,5%. Na zona do euro, a inflação esteve quase sempre abaixo de 4% desde o início dos anos 90, e na década pré-Covid esteve sempre abaixo de 2%, inclusive com períodos deflacionários. A situação no Japão era ainda mais extrema, com vários períodos deflacionários ao longo dos últimos 25 anos (fontes:EUA,Euro Area,Japão).

É possível que ocorra um fatiamento da PEC, com a parte de consenso entre Câmara e Senado sendo promulgada e deixar partes divergentes para depois.

“Nós tivemos casos de redução de valor bem maior, 14%, 16% até 21%. Aí por conta do setor privado, das montadoras e concessionárias. E foi muito positivo porque o desconto era para carros até R$ 120 mil, mas acima de R$ 120 mil também aumentou a venda porque despertou o interesse”, disse o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ao apresentar os números do programa.

OÍndice de Gerente de Compras (PMI)de serviços dos Estados Unidos, medido peloInstitute for Supply Management (ISM), subiu para 53,9% em junho, ante 50,3% registrado em maio. As projeções do mercado apontavam para 51,0%.

O governo informou que o impacto orçamentário é de R$ 202 milhões. Serão utilizados recursos do orçamento da própria instituição e outras parceiras como o Ministério da Saúde, Embrapa, INPE, Fiocruz, AEB e outros, que têm bolsistas nas áreas contempladas.

3h – Alemanha: Índice de Preços ao Produtor (Junho)8h – Brasil: Indicador de Comércio Exterior (Junho)9h30 – EUA: Pedidos de Seguro-Desemprego9h30 – EUA: Índice de Atividade Industrial – Fed Philadelphia (Julho)11h – EUA: Vendas de Moradias Usadas (Junho)11h – Zona do Euro: Confiança do Consumidor (Julho)20h50 – Japão: Índice de Preços ao Consumidor (Junho)Sexta-feira (21 de Julho)

E ao que parece, estamos próximos da data da resposta da SEC. Como foi noticiado no dia 17/07, o pedido já entrou no calendário oficial da instituição.

Por fim, o Endividamento também deve ser baixo, não comprometendo mais do que 70% do Patrimônio Líquido. Quem não deve, não quebra! Deixar o Debt/Equity e o LT Debit/Equity em Under 0.7

Por volta das 10h40, o principal índice da bolsa brasileira opera em queda de 0,64%, cotado 118.505 pontos.

Falta de investimento:antecipando os impactos negativos resultantes da pandemia, empresas globais em todos os setores reduziram seus investimentos. A preocupação com a preservação de capital e o instinto de sobrevivência levaram os agentes econômicos a abandonar projetos de expansão, investimentos e crescimento da produção, entre outros.Aumento de estoques:o fenômeno anterior levou as empresas a antecipar suas ordens de compra de bens, produtos e commodities, prevendo uma possível escassez futura. Assim como as pessoas compraram enlatados e papel higiênico antecipando o inesperado, as empresas fizeram o mesmo. Esse aumento de estoques, juntamente com a falta de investimento em nova capacidade, resultou em escassez de produtos posteriormente, refletindo-se no aumento de preços que se materializou.Disrupção das cadeias de logística: a Covid-19 levou ao fechamento de fronteiras, redução de voos internacionais, entre outras coisas. Isso, aliado ao aumento de estoques, levou a complicações nas cadeias de logística que não conseguiam atender à demanda considerando as restrições em vigor. Isso causou um aumento significativo nos custos de frete para as empresas.Demanda acima do esperado:impulsionada pelo aumento da poupança gerada pela pandemia (quem manteve seu emprego ganhava o mesmo gastando menos) e pelas transferências governamentais (quem não manteve seu emprego recebeu, em muitos países, transferências governamentais de suporte), as pessoas se viram em casa consumindo muito mais do que o esperado. A compra de produtos online disparou. Bens de consumo, bens de luxo, tecnologia, entre outros, tiveram uma demanda muito acima das expectativas.Tensões políticas internacionais:para piorar as complicações nas cadeias de logística, as tensões comerciais e políticas internacionais (principalmente entre China e EUA) agravaram ainda mais essas complicações. A luta pela supremacia na produção de chips dominou as notícias. Restrições de produção, logística e exportação levaram à escassez desse produto essencial presente em carros, celulares, computadores, etc.Esses cinco pontos foram, de fato, a tempestade perfeita para trazer a inflação de volta como uma realidade após vários anos. Foram também fenômenos que coincidiram com um período de política monetária altamente expansionista, ou seja, uma elevada injeção de recursos monetários, feito numa escala global. A velocidade de recuperação econômica pós-pandemia também contribuiu. O emprego voltou rapidamente e as pessoas retomaram seus hábitos de consumo com força total. Viagens, restaurantes, bares, shoppings – tudo voltou rapidamente e com força.

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