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desvantagens da mala direta

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O comitê ainda repetiu que “antevê outro ajuste da mesma magnitude” em dezembro, o que levaria a Selic a 9,25% ao ano, mas ponderou, como de costume, que “os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar o cumprimento da meta de inflação”. Isso vai depender, segundo o Copom, da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária.

A inadimplência acima de 90 dias subiu de 5,4% para 5,8% na comparação entre o segundo e o terceiro trimestres. A despesa líquida de provisão de créditos somou 378 milhões de reais, de 300 milhões um ano antes e 285 milhões no segundo trimestre.

A ideia de prorrogar o auxílio vem ganhando força diante do diagnóstico de que o governo não terá os votos necessários para aprovar a PEC dos Precatórios. O texto que está na Câmara abre espaço no Orçamento para o pagamento de um benefício de R$ 400 do Auxílio Brasil por meio de uma mudança na correção do teto de gastos – considerada a âncora fiscal do governo. O risco de alteração gerou forte ruído entre investidores e no mercado financeiro, e foi vista como medida eleitoreira.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,43%, a 7.279 pontos.

Banco Pan (BPAN4)

Bolsonaro viajou nesta segunda-feira a Anguillara Veneta, onde recebeu umtítulo de cidadão honorário da prefeitura.

O dólar à vista fechou em baixa de 1,45%, a 5,5891 reais, após variar de 5,701 reais (+0,53%) a 5,5776 reais (-1,65%).

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O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços dos Estados Unidos avançou de 54,9 em setembro a 58,7 na leitura final de outubro, informou nesta quarta-feira a IHS Markit, no maior nível desde julho.

Com isso, a indústria encerrou o terceiro trimestre com recuo de 1,7% da produção na comparação com os três meses anteriores –houve perdas nos três primeiros trimestres de 2021–, e está 3,2% abaixo do patamar de fevereiro de 2020, período anterior à pandemia.

A análise sobre o risco fiscal, contudo, foi comedida. A indicação da ata é de que o BC não cravou ainda a perda da âncora fiscal. Segundo o comitê, com a manutenção dos marcos fiscais vigentes, “em particular o controle do crescimento dos gastos”, as projeções do Copom projetam trajetória cadente da dívida pública em relação ao Produto Interno Bruto (PIB).

De fato, em um momento em que o Fed está começando a recuar em sua ajuda na política monetária, o Congresso está fornecendo menos ajuda de seu lado, depois de despejar mais de US$ 5 trilhões na economia durante a crise de Covid.

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