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PandemiaOutro fator que deu força ao segmento de transportes foi um legado iniciado durante a pandemia: o uso da internet para fazer compras, que movimenta serviços de frete. Houve “o boom do comércio eletrônico, com a migração em larga escala das vendas em lojas físicas para as plataformas online”, afirma o analista do IBGE.

Entre as patentes expostas, há, por exemplo, sistemas de captura de dióxido de carbono para aplicação veicular, o que pode contribuir para a redução de emissões de gases do efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global.

Dessa forma, o Retorno Sobre o Capital Investido (ROIC) ficou em 34,4% no 2T23, o que representa um avanço de 7,5 p.p. na comparação anual. “O controle da necessidade de capital de giro, aliado a acomodação dos custos de materiais, mix de produtos e melhora no desempenho das operações no exterior, contribuíram para o crescimento do retorno sobre o capital investido”, explicou a Weg.

Outro ponto de atenção dos investidores ficará para o calendário de balanços do segundo trimestre de 2023 no Brasil, que ganhará força a partir da próxima semana, com a divulgação de companhias como Vale (VALE3), Santander (SANB11), Usiminas (USIM5), Gol (GOLL4), entre muitas outras.

Falta de investimento:antecipando os impactos negativos resultantes da pandemia, empresas globais em todos os setores reduziram seus investimentos. A preocupação com a preservação de capital e o instinto de sobrevivência levaram os agentes econômicos a abandonar projetos de expansão, investimentos e crescimento da produção, entre outros.Aumento de estoques:o fenômeno anterior levou as empresas a antecipar suas ordens de compra de bens, produtos e commodities, prevendo uma possível escassez futura. Assim como as pessoas compraram enlatados e papel higiênico antecipando o inesperado, as empresas fizeram o mesmo. Esse aumento de estoques, juntamente com a falta de investimento em nova capacidade, resultou em escassez de produtos posteriormente, refletindo-se no aumento de preços que se materializou.Disrupção das cadeias de logística: a Covid-19 levou ao fechamento de fronteiras, redução de voos internacionais, entre outras coisas. Isso, aliado ao aumento de estoques, levou a complicações nas cadeias de logística que não conseguiam atender à demanda considerando as restrições em vigor. Isso causou um aumento significativo nos custos de frete para as empresas.Demanda acima do esperado:impulsionada pelo aumento da poupança gerada pela pandemia (quem manteve seu emprego ganhava o mesmo gastando menos) e pelas transferências governamentais (quem não manteve seu emprego recebeu, em muitos países, transferências governamentais de suporte), as pessoas se viram em casa consumindo muito mais do que o esperado. A compra de produtos online disparou. Bens de consumo, bens de luxo, tecnologia, entre outros, tiveram uma demanda muito acima das expectativas.Tensões políticas internacionais:para piorar as complicações nas cadeias de logística, as tensões comerciais e políticas internacionais (principalmente entre China e EUA) agravaram ainda mais essas complicações. A luta pela supremacia na produção de chips dominou as notícias. Restrições de produção, logística e exportação levaram à escassez desse produto essencial presente em carros, celulares, computadores, etc.Esses cinco pontos foram, de fato, a tempestade perfeita para trazer a inflação de volta como uma realidade após vários anos. Foram também fenômenos que coincidiram com um período de política monetária altamente expansionista, ou seja, uma elevada injeção de recursos monetários, feito numa escala global. A velocidade de recuperação econômica pós-pandemia também contribuiu. O emprego voltou rapidamente e as pessoas retomaram seus hábitos de consumo com força total. Viagens, restaurantes, bares, shoppings – tudo voltou rapidamente e com força.

Os números serão importantes para calibrar as apostas em potenciais aumentos adicionais pelo Fed, já que a contratação de uma elevação de 0,25 ponto percentual na próxima reunião está praticamente certa.

BITCOIN & Cia já “mordem” uma parte significativa do Mercado de Capitais. Conhecemos histórias de pessoas que enriqueceram ou perderam tudo com estes ativos devido às suas altas volatilidades.

Cotação dos principais índices europeus (8h15):

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Cenário corporativoPetrobras (PETR3: PETR4) – A estatal reafirmou o compromisso com os investimentos na Margem Equatorial, conforme divulgado no Plano Estratégico da companhia no período entre 2023 e 2027. Em comunicado ao mercado, a estatal afirmou que reconhece a “importância de novas fronteiras que assegurem a segurança energética do país e os recursos necessários para a transição energética justa e sustentável”. A Petrobras disse que está empenhando esforços para obter a licença de perfuração na região, após o Ibama ter negado em maio.

Brasília: 0,60%Belo Horizonte: 0,19%Porto Alegre: 0,17%Recife: 0,16%Salvador: 0,09%Rio de Janeiro: 0,06%São Paulo: -0,19%Cenário corporativoEnjoei (ENJU3) – A empresa comunicou ao mercado que celebrou a compra de 100% da Elo7, uma plataforma de produtos autorais do Brasil. A companhia não detalhou os valores da operação. Em fato relevante, a empresa destacou que a Elo7 teve cerca de R$ 500 milhões em Volume Bruto de Mercadorias (GMV, na sigla em inglês) e 1,6 milhão de compradores ativos.

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