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SSE Composite: 3.237,70 (+0,04%)Nikkei 225: 32.391,26 (-0,09%)Hang Seng: 19.413,78 (+0,33%)KOSPI: 2.628,30 (+1,43%)TAIEX: 17.283,71 (+2,28%)

Falta de investimento:antecipando os impactos negativos resultantes da pandemia, empresas globais em todos os setores reduziram seus investimentos. A preocupação com a preservação de capital e o instinto de sobrevivência levaram os agentes econômicos a abandonar projetos de expansão, investimentos e crescimento da produção, entre outros.Aumento de estoques:o fenômeno anterior levou as empresas a antecipar suas ordens de compra de bens, produtos e commodities, prevendo uma possível escassez futura. Assim como as pessoas compraram enlatados e papel higiênico antecipando o inesperado, as empresas fizeram o mesmo. Esse aumento de estoques, juntamente com a falta de investimento em nova capacidade, resultou em escassez de produtos posteriormente, refletindo-se no aumento de preços que se materializou.Disrupção das cadeias de logística: a Covid-19 levou ao fechamento de fronteiras, redução de voos internacionais, entre outras coisas. Isso, aliado ao aumento de estoques, levou a complicações nas cadeias de logística que não conseguiam atender à demanda considerando as restrições em vigor. Isso causou um aumento significativo nos custos de frete para as empresas.Demanda acima do esperado:impulsionada pelo aumento da poupança gerada pela pandemia (quem manteve seu emprego ganhava o mesmo gastando menos) e pelas transferências governamentais (quem não manteve seu emprego recebeu, em muitos países, transferências governamentais de suporte), as pessoas se viram em casa consumindo muito mais do que o esperado. A compra de produtos online disparou. Bens de consumo, bens de luxo, tecnologia, entre outros, tiveram uma demanda muito acima das expectativas.Tensões políticas internacionais:para piorar as complicações nas cadeias de logística, as tensões comerciais e políticas internacionais (principalmente entre China e EUA) agravaram ainda mais essas complicações. A luta pela supremacia na produção de chips dominou as notícias. Restrições de produção, logística e exportação levaram à escassez desse produto essencial presente em carros, celulares, computadores, etc.Esses cinco pontos foram, de fato, a tempestade perfeita para trazer a inflação de volta como uma realidade após vários anos. Foram também fenômenos que coincidiram com um período de política monetária altamente expansionista, ou seja, uma elevada injeção de recursos monetários, feito numa escala global. A velocidade de recuperação econômica pós-pandemia também contribuiu. O emprego voltou rapidamente e as pessoas retomaram seus hábitos de consumo com força total. Viagens, restaurantes, bares, shoppings – tudo voltou rapidamente e com força.

8h – Brasil: Índice Nacional de Custo da Construção (Julho)8h – Brasil: Confiança da Construção (Julho)8h30 – Brasil: Transações Correntes (Junho)11h – EUA: Vendas de Novas Moradias (Junho)11h30 – EUA: Estoques de Petróleo Bruto – DoE14h30 – Brasil: Fluxo Cambial Semanal15h – EUA: Decisão de Política Monetária do Fed15h30 – EUA: Discurso do presidente do Fed, Jerome PowellQuinta-feira (27 de Julho)

Incentivando o Auto ConhecimentoCom as diversas carreiras e possibilidades que a Barbie traz, as crianças são apresentadas a um cenário repleto de opções, onde podem vivenciar experiências como advogados, médicos, empreendedores, astronautas, cozinheiros, e tantas outras profissões e vocações, estamos abrindo as portas para que elas possam descobrir, desde cedo, aquilo que realmente as encanta e o que não desperta tanto interesse.

8h – Brasil: Confiança da Indústria (Julho)8h30 – Brasil: Estoque das Operações de Crédito (Junho)9h – Brasil: Índice de Preços ao Produtor (Junho)9h15 – Zona do Euro: Decisão de Política Monetária9h30 – EUA: Produto Interno Bruto (2T23)9h30 – EUA: Pedidos de Bens Duráveis (Junho)9h30 – EUA: Pedidos de Seguro-Desemprego9h45 – Zona do Euro: Discurso da presidente do BCE, Christine Lagarde14h – Brasil: Evolução de Empregos – Novo Caged (Junho)20h30 – Japão: Índice de Preços ao Consumidor (Julho)Sexta-feira (28 de Julho)

“O governo de Santa Catarina teve visão, olhou, deu incentivo. Itajaí ganhou uma indústria pujante, uma indústria de mão de obra intensiva, uma indústria que está crescendo”, explicou Paciornik.

No dia seguinte, na quinta-feira (27), será a vez do BCE divulgar a decisão de política monetária. Os investidores também apostam em uma elevação de 0,25 p.p., e Christine Lagarde, presidente do BCE, deve falar com a imprensa em seguida para sinalizar se mais aumentos são esperados ou não.

b) pelo descumprimento dos deveres relativos à fiscalização pela ANPD (art. 5º do Regulamento de Fiscalização), a empresa foi multada em R$ 7,2 mil; e

Já para caminhões, vans e ônibus, o programa segue em vigor. O prazo é de quatro meses ou até os créditos tributários se esgotarem. Está prevista a utilização de R$ 700 milhões para a venda de caminhões e R$ 300 milhões para vans e ônibus, sendo que já foram utilizados R$ 100 milhões e R$ 140 milhões, respectivamente.

Esse sentimento de melhora faz com que a curva continue a apresentar um movimento de achatamento, ou “flattening”, como chamamos nas mesas de operações. A precificação do mercado hoje é de SELIC em torno de 9,25% no final de 2024, começando um ciclo de leves altas a partir de 2025. Obviamente, é difícil prever a direção da política econômica futura, a atividade econômica ou as condições financeiras globais, mas de toda forma, o mercado segue precificando juros mais baixos do que os atuais por mais tempo.

Fonte: Federal Reserve – 14/jun/23A inflação segue aí…

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