No cenário político, os investidores repercutem as falas do presidente Lula, que criticou a manutenção da taxa Selic e comentou sobre a necessidade de autonomia do Banco Central após o mandato de Roberto Campo Neto se encerrar.

Democracias falham quando a população – e principalmente seus representantes – a tratam com menosprezo, quando indivíduos pretendem ser maiores que instituições e o populismo impera. O problema – por certo – reside em compreendermos a democracia como um produto, que selecionamos a cada ciclo eleitoral. Esta compreensão da democracia como produto – e não como processo – é equivocada e impede-nos de compreender a real importância da democracia como forma de administração de uma sociedade.

Depois de uma forte queda em 2022, o Bitcoin teve um bom mês de janeiro, acumulando alta de quase 40% desde o dia 1º. Mas, de acordo com o trader Raphael Maselli, a criptomoeda enfrenta uma resistência na linha que indica a média móvel de 9 períodos no gráfico mensal.

O próximo encontro do Fomc será realizada entre os dias 21 e 22 de março.

No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a Selic em 13,75% pela quarta vez seguida.

Os dez países da América Latina e do Caribe também incluem Barbados, Costa Rica, República Dominicana, Equador, México, Panamá, Peru e Uruguai. Além do Equador, Barbados e Uruguai, os EUA já têm acordos de livre comércio com os demais.

“Esses investidores viram nos ativos reais a chance de diversificar, se proteger e ter acesso a lucros reais muito acima da média”, destaca Arthur Farache, CEO da Hurst Capital..

Cambial

Na visão do estrategista, é muito ruim para o Brasil acontecer algo semelhante ao que aconteceu com a Americanas, agora com a Ambev, tendo em vista que as duas compõem o grupo 3G.

A manipulação democrática foi incrementada nas últimas décadas em razão da mídia social. Ao criarem-se bolhas de interesse, as pessoas são induzidas, em razão do algoritmo e daquilo que ingerem como informação, a aceitar como realidade teorias conspiratórias, notícias falsas, e, principalmente, inverdades que tendem a exacerbar as diferenças ao invés de consolidar o convívio harmônico social.

O atual governo brasileiro não apresenta entusiasmo com esta iniciativa, uma vez que ela pode atrapalhar seus planos de liderança regional e o sonho de uma integração ideológica na América Latina com o retorno de organizações como a União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), que nunca apresentou resultados práticos para os países integrantes. Além disso o governo brasileiro pretende colocar o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) como protagonista regional para fornecer empréstimos e consolidar a liderança regional que existe apenas na cabeça do Presidente e de seu assessor especial Celso Amorim, pois ainda acham que estão vivendo no mundo de seu primeiro mandato.

minimundos

7oUSyMsJwl

Deixe o seu comentário