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Na China, o Banco Central do país manteve as taxas de juros de referência de um ano em 3,55% e de cinco anos em 4,2%. A decisão ocorre dias depois de também ter deixado suas taxas de empréstimo de médio prazo inalteradas em 2,65%.

“A inflação morreu?”

Outro exemplo de sucesso produzido em Itajaí, e apresentado pela primeira vez na Boat Show é o suntuoso Ferretti 720. Uma mansão flutuante, com impressionantes 22 metros de comprimento. O equivalente a 200 metros quadrados de área. O preço do iate, o maior produzido pela Ferretti no Brasil, começa em R$ 25 milhões. Também com fila de espera para compra.

O governo informou que o impacto orçamentário é de R$ 202 milhões. Serão utilizados recursos do orçamento da própria instituição e outras parceiras como o Ministério da Saúde, Embrapa, INPE, Fiocruz, AEB e outros, que têm bolsistas nas áreas contempladas.

Fonte: Federal Reserve – 14/jun/23A inflação segue aí…

Falta de investimento:antecipando os impactos negativos resultantes da pandemia, empresas globais em todos os setores reduziram seus investimentos. A preocupação com a preservação de capital e o instinto de sobrevivência levaram os agentes econômicos a abandonar projetos de expansão, investimentos e crescimento da produção, entre outros.Aumento de estoques:o fenômeno anterior levou as empresas a antecipar suas ordens de compra de bens, produtos e commodities, prevendo uma possível escassez futura. Assim como as pessoas compraram enlatados e papel higiênico antecipando o inesperado, as empresas fizeram o mesmo. Esse aumento de estoques, juntamente com a falta de investimento em nova capacidade, resultou em escassez de produtos posteriormente, refletindo-se no aumento de preços que se materializou.Disrupção das cadeias de logística: a Covid-19 levou ao fechamento de fronteiras, redução de voos internacionais, entre outras coisas. Isso, aliado ao aumento de estoques, levou a complicações nas cadeias de logística que não conseguiam atender à demanda considerando as restrições em vigor. Isso causou um aumento significativo nos custos de frete para as empresas.Demanda acima do esperado:impulsionada pelo aumento da poupança gerada pela pandemia (quem manteve seu emprego ganhava o mesmo gastando menos) e pelas transferências governamentais (quem não manteve seu emprego recebeu, em muitos países, transferências governamentais de suporte), as pessoas se viram em casa consumindo muito mais do que o esperado. A compra de produtos online disparou. Bens de consumo, bens de luxo, tecnologia, entre outros, tiveram uma demanda muito acima das expectativas.Tensões políticas internacionais:para piorar as complicações nas cadeias de logística, as tensões comerciais e políticas internacionais (principalmente entre China e EUA) agravaram ainda mais essas complicações. A luta pela supremacia na produção de chips dominou as notícias. Restrições de produção, logística e exportação levaram à escassez desse produto essencial presente em carros, celulares, computadores, etc.Esses cinco pontos foram, de fato, a tempestade perfeita para trazer a inflação de volta como uma realidade após vários anos. Foram também fenômenos que coincidiram com um período de política monetária altamente expansionista, ou seja, uma elevada injeção de recursos monetários, feito numa escala global. A velocidade de recuperação econômica pós-pandemia também contribuiu. O emprego voltou rapidamente e as pessoas retomaram seus hábitos de consumo com força total. Viagens, restaurantes, bares, shoppings – tudo voltou rapidamente e com força.

Há quatro semanas, a expectativa das instituições financeiras consultadas pelo BC para a elaboração do relatório semanal com os principais indicadores econômicos era de o ano fechar com um crescimento de 2,14% do PIB. Para 2024 e 2025, a expectativa de crescimento está em 1,3% e 1,88%, respectivamente.

Cotação dos principais índices europeus (8h15):

Empresa Via (VIIA3). Foto: DivulgaçãoNa última quarta-feira (12), o analista técnico da DVInvest, Dalton Vieira, avaliou as ações da Via (VIIA3) e deu sua opinião sobre o futuro do ativo. Para o analista, os papéis estão em uma tendência de queda, assim como os papéis do Magazine Luiza (MGLU3) e por isso é difícil pensar em entrar no ativo. Para ele, a compra do papel só seria viável acima de um patamar de R$ 2,20.

A balança comercial da zona do euro acumulou um déficit de 300 milhões de euros em maio, conforme mostraram dados do Eurostat. O número é resultado de 241,9 bilhões de euros em exportações e 242,2 bilhões de euros em importações. Em maio de 2022, o déficit da balança comercial do bloco ficou em 30,3 bilhões de euros.

Já para caminhões, vans e ônibus, o programa segue em vigor. O prazo é de quatro meses ou até os créditos tributários se esgotarem. Está prevista a utilização de R$ 700 milhões para a venda de caminhões e R$ 300 milhões para vans e ônibus, sendo que já foram utilizados R$ 100 milhões e R$ 140 milhões, respectivamente.

Além disso, o Banco Central tomou recursos por meio de leilões de venda de títulos com compromisso de recompra de longo prazo em junho. Nas operações pós-fixadas de três meses liquidadas no mês, foram vendidas LTN, NTN-B, NTN-F e LFT, nos percentuais de 43,8%, 39,0%, 10,0% e 7,2%, respectivamente. O volume financeiro dessas vendas atingiu R$57,5 bilhões, enquanto as recompras decorrentes de operações anteriores foram de R$52,1 bilhões, o que resultou em um impacto contracionista de R$5,4 bilhões.

Lula está em Bruxelas onde participa da 3ª Cúpula Celac-União Europeia, encontro que reúne 60 lideranças de países latino-americanos e europeus.

*Marcus Vinicius de Freitas é professor Visitante da China Foreign Affairs University

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