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. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 1,34%, a 28.048 pontos.

Os futuros do milho seguiram uma trajetória semelhante e fecharam perto das mínimas da sessão, enquanto os investidores esperavam pela previsão de produção do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês) na terça-feira.

Os principais índices norte-americanos fecharam em alta nesta quinta, depois que uma trégua temporária no impasse sobre o teto da dívida no Congresso norte-americano aliviou preocupações de possível calote da dívida federal, enquanto uma queda nos preços do petróleo aliviava temores de inflação mais alta.

O consumo de energia elétrica no Brasil aumentou 0,1% em setembro na comparação com o mesmo mês de 2020, para 65.176 megawatts médios, de acordo com dados preliminares da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

O subíndice de carvão saltou 4,1% em meio à escassez de oferta, o que levou à pior crise energética da China em anos.

O vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), reconhece que Lira tem uma ascendência maior nos rumos da Câmara do que é usual para um presidente da Casa. “O Arthur tem muita influência sobre os líderes partidários e é muito obstinado nas pautas em que acredita”, afirmou à reportagem.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,29%, a 15.206,13 pontos.

A ação da VW em parceria com a XP, que vai administrar o fundo, segue uma tendência de mercado em que investidores institucionais (fundos de pensão) estão sendo incentivados a fazer este tipo de investimento, que leva em consideração uma economia mais verde e uma indústria mais responsável com a redução das emissões de carbono no meio ambiente.

Após reuniões entre chanceleres da Argentina e Brasil, os dois países divulgaram um comunicado conjunto em que afirmam terem concordado em trabalhar para aprovar uma decisão no Mercosul para reduzir 10% da “maior parte do universo” da Tarifa Externa Comum (TEC), taxa cobrada na importação de produtos de fora do bloco. A taxa, hoje em média em 14%, varia de acordo com o produto e há exceções, como para o setor automotivo e sucroalcooleiro.

O marco foi aprovado pelo Senado no início do mês e permite aumento de investimentos privados no setor ao reduzir a burocracia para construção de novas vias férreas no país e permitir aproveitamento de trechos ociosos para outros fins, como transporte de passageiros.

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