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As vendas natalinas no varejo físico voltaram a apresentar alta após a forte queda do setor apresentada em 2020. De acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, as vendas do comércio marcaram alta de 2,8% durante a semana do Natal em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2020, as compras natalinas do varejo físico haviam registrado a maior baixa desde o início da série histórica, com queda de 10,3% em relação às vendas de 2019.
Nos Estados Unidos, as bolsas estão mistas. O S&P 500 opera estável (4.726,55), o Nasdaq registra -0,28% (15.737,70), enquanto o Dow Jones está em +0,13% (36.445,81).
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Nesse sentido, Savioli ressaltou que agora o setor de commodities tende a se beneficiar, em razão, principalmente, de grande parte de suas receitas estarem nos Estados Unidos. Desse modo, o lucro das companhias não será diretamente impactado pelos ruídos políticos que ocorrem no Brasil. “Grande parte das receitas que elas possuem fica fora do país e que não é tão impactada pelos acontecimento no Brasil, por exemplo, a JBS”.
Em dezembro, houve piora na confiança em cinco dos seis principais segmentos do comércio. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) caiu 4,3 pontos, para 84,0 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-COM) diminuiu 0,9 ponto, para 87,3 pontos.
A Springs disse que o cancelamento ocorreu por conta das condições de mercado.
A confiança empresarial subiu em 45% dos 49 segmentos integrantes do ICE em dezembro, uma alta da disseminação frente aos 22% do mês passado. O destaque positivo do mês é o setor de Construção, cuja confiança subiu em mais de 60% dos segmentos, enquanto o destaque negativo é o Comércio, que registrou alta em apenas um segmento.
“Com mais uma nova queda, a confiança do comércio termina 2021 com perda acumulada de 6,4 pontos. O resultado de dezembro é influenciado principalmente pela percepção de piora no volume de demanda pelo quinto mês consecutivo, sugerindo que, apesar da melhora da pandemia, o setor continua sentindo os efeitos negativos da baixa confiança do consumidor, lenta recuperação do mercado de trabalho, alta inflação e juros em alta. As expectativas também pioraram sugerindo que o início do próximo ano deve ser desafiador, sem perspectivas de retorno da trajetória de recuperação que vinha ocorrendo até o terceiro trimestre desse ano”, avaliou Rodolpho Tobler, coordenador da Sondagem do Comércio no Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.
Em relação aos impactos das eleições no preço das ações, a XP destaca que não há um padrão claro. “Mas uma característica parece ser comum, a de ser um ano com volatilidade maior que o normal”, diz o relatório assinado por Fernando Ferreira, estrategista-chefe e chefe do Research, Jeanne Li, estrategista de ações, e Rebecca Nossig, analista de estratégia de ações.
De acordo com a instituição, essa situação deve mudar “em um futuro próximo”. Vale ressaltar que os preços da proteína subiram no período, em um contexto em que o poder de compra do consumidor sofre declínio pelo cenário econômico.
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