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Um indicador coincidente do Bank of America para a atividade econômica brasileira voltou a cair em dezembro, registrando sinal negativo pelo quarto mês consecutivo, à medida que riscos inflacionários, políticos e fiscais, bem como gargalos na produção, continuam ameaçando as perspectivas do país.

O setor terminou dezembro com estoque de 114,3 mil veículos, equivalente a 16 dias de vendas, nível bem baixo diante do comportamento pré-pandemia, quando o volume em estoque girava na casa dos 40 dias.

O Fed “está em boa posição para tomar medidas adicionais conforme necessário para controlar a inflação, incluindo permitir o encolhimento passivo do balanço, elevar a taxa básica e ajustar o momento e o ritmo dos aumentos subsequentes dos juros”, disse Bullard em comentários preparados para a CFA Society de St. Louis.

“A gente estava com risco de ter uma queda, mas felizmente no final do ano a gente conseguiu agilizar o processo de importação”, disse durante participação exclusiva no programa BM&C Market.

Por fim, Grego destacou que para 2022 espera uma queda no volume de lançamentos das construtoras, frente aos últimos anos, que foi inundado de lançamentos.

Bostic, em comentários detalhados sobre a gestão do balanço do Fed, disse que o banco central também deve ser agressivo em relação à redução – permitindo que suas participações caiam em pelo menos 100 bilhões de dólares por mês e com planos de retirar rapidamente pelo menos 1,5 trilhão de dólares de mercados financeiros que ele considera puro “excesso de liquidez”.

O que surpreendeu foi perceber que a sociedade, até no nível governamental, dos Poderes, não entendia que a Petrobras não poderia fazer políticas públicas. Recebi perguntas de jornalistas se eu não tinha pena de aumentar o preço do gás quando sabia que o pobre estava queimando madeira. Respondi: “Claro que sim, aquilo que afeta a sociedade afeta a todos nós. Só que esse dinheiro é público, a empresa tem de prestar contas ao investidor”. Estamos fazendo um esforço grande para não repassar a volatilidade que se dá conjunturalmente. Quando se estrutura um novo valor, aí é que a Petrobras faz a sua mudança. A partir de agosto/setembro, chegamos a ficar 95 dias sem aumentar o preço do GNL; 85 sem aumentar preço do diesel, 54 sem aumentar preço de gasolina. Embora no período tivesse aumento quase semanal nas bombas. Fizemos um levantamento de 11 aumentos de gasolina ao longo do ano. Na bomba, foram 34! Mudanças de preço que, embora parecessem da Petrobras, nada tinham a ver com a empresa.

A elevação dos retornos dos títulos na Europa e nos Estados Unidos foi o principal fator por trás da queda das ações, enquanto investidores aguardavam o fim das medidas de liquidez –na esteira do aumento da inflação– implementadas no início da pandemia.

Já a Monte Rodovias, empresa da Monte Equity Partners que opera concessões no Nordeste, planejava desde meados do ano passado um IPO apenas com oferta primária, com recursos destinados a pagamento de dívidas, reforço do caixa e aquisições de outras companhias.

“Como referência, em setembro de 2021, a XP e o Banco Modal tinham juntos 3,8 milhões de clientes ativos, enquanto os cinco maiores bancos brasileiros somavam 457 milhões clientes totais com relações bancárias e 175 milhões de clientes com operações de crédito, sem excluir duplas contagens”, disse a XP.

Em comunicado, as instituições destacaram que representam ainda uma pequena fração do mercado em que atuam e vão acelerar o processo de disrupção que vem acontecendo na indústria financeira no Brasi – caracterizada por um alto potencial de crescimento e poucos players dominantes.

Para 2022, a Platts Analytics projeta o crescimento da demanda brasileira em 95 mil barris por dia na comparação com 2019, “porém riscos como alta taxa de desemprego, inflação persistente e menor crescimento do PIB podem afetar as projeções”.

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