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Mais cedo, o Banco Central divulgou o Boletim Focus com as expectativas dos analistas em relação aos principais indicadores da economia brasileira.

Esse grupo de agentes financeiros –que costuma operar com posições de maior risco e muitas vezes direcionais– comprou 962 contratos de derivativos de real nos sete dias findos em 30 de novembro.

Entre as principais ações do índice, Petrobras (PETR4) subia 1,50% aos R$ 29,19, Vale (VALE3) tinha alta de 0,68% aos R$ 72,36, Bradesco (BBDC4) crescia 1,40% aos R$ 21,05 e Itaú (ITUB4) subia 0,96% aos R$ 23,20.

O diesel também apresentou leve recuo na semana passada. A média foi de R$ 5,355, contra preço médio de R$ 5,366 na semana anterior, sendo o preço mais alto, de R$ 6,700, encontrado na região Norte, e o mais baixo, de R$ 4,070 o litro, na região Nordeste.

Marfrig (MRFG3) e JBS (JBSS3) caem 5,96% e 3,50%, respectivamente, sendo as duas principais contribuições negativas para o Ibovespa.

Os futuros do petróleo Brent subiram 0,21 dólar, ou 0,3%, para fechar em 69,88 dólares o barril, enquanto o petróleo dos EUA (WTI) recuou 0,24 dólar, ou 0,4%, a 66,26 dólares.

O analista da L&S, Fabricio Lorenz, projetou cenário para o setor de petróleo e avaliou papéis de Braskem (BRKM5). O especialista avaliou o papel como forte ao apontar subida de 170% neste ano.

Segundo os dados da Anfavea, o mês passado foi o melhor novembro em vendas de caminhões no país desde 2014: 10.472 veículos, alta anual de 14,5% e acumulando uma expansão nos 11 meses de 2021 de 46,3% sobre o mesmo período de 2020.

“Óleo e gás serão necessários no futuro próximo”.

Grande parte da alta esperada reflete o déficit entre os custos com a geração de energia e os valores arrecadados nas contas através das bandeiras tarifárias, o que acaba sendo repassado na conta de luz, importante item considerado nos índices inflacionários.

O cenário que envolve o “teto” de investimentos simulados, de R$ 789 bilhões, é o de número seis. Nele, o ministério contabilizou empreendimentos já qualificados na carteira, os previstos no Plano Plurianual , os estudados pelo governo, além de parcerias e investimentos estaduais, o Plano Hidroviário Estratégico, o Plano Nacional de Logística Portuária e as contribuições de quando o PNL ficou em consulta pública. Ou seja, nessa simulação, os empreendimentos desejados pela sociedade e pelos Estados que não estavam na proposta original da pasta foram absorvidos nas projeções.

O comunicado foi divulgado após o presidente Jair Bolsonaro afirmar que a Petrobras começará nesta semana a anunciar “pequenas” reduções no preço dos combustíveis, conforme entrevista ao Poder360.

Na sequência, entre os principais impactos, foram citados o aumento no custo de insumos (17,3%), dificuldade na aquisição de insumos (16,7%) e o aumento do custo do frete internacional (15,7%). Apesar disso, 65% das indústrias disseram que mantiveram ou melhoraram o desempenho na pandemia.

Se terceiras doses de reforço ainda evitam doenças com uma taxa de 85%-90%, “teríamos mais tempo para adaptar uma vacina”, disse ele.

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