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Procurador do Cade é contra rever fusão entre Nestlé e GarotoContas do governo têm déficit de R$ 20,9 bilhões em maioO relatório, elaborado pela consultora Pezco Economics, estima que o investimento no setor caiu de R$ 122,4 bilhões para R$ 115,8 bilhões em 2020 devido à pandemia de coronavírus, o que corresponde a uma fatia proporcional a 1,55% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. Para 2021, porém, a projeção é que o valor suba para R$ 137 bilhões, ou 1,69% do PIB, recuperando o nível de 2019, mas ainda num patamar muito baixo e abaixo do pico do início dos anos 2000.
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“Teremos eleições [em 2022]. Observamos a retomada da economia em outros países, enquanto aqui [no Brasil] vivemos com a incerteza, e agora com a aparição de novas variantes do novo coronavírus. Sem dúvidas, com tudo isso, teremos um mercado com maior volatilidade e com menos reformas aprovadas, que devem dar timidez para muitos setores”, afirmou o economista.
O Infra 2038 afirma que o volume de investimentos caiu menos no Brasil do que em outros países durante a pandemia e avalia que a infraestrutura brasileira subiu 3 posições no ranking no ano passado, podendo recuperar a 70ª colocação em 2021.
No entanto, a crise hídrica, de acordo com o estudo, desponta como um motivo de preocupação, já que ela deve aumentar os custos de energia, o que pode causar uma alta da inflação.
Em razão da pandemia, o WEF não divulgou os resultados de 2020. Na última edição, divulgada em 2019, o Brasil ficou na 71ª posição geral e no 78º lugar no quesito infraestrutura. Quanto menor o número, mais alta a posição no ranking.
Até o momento, não há evidências de que as retiradas antecipadas, que começaram em 12 de junho e vão até 31 de julho, estejam levando os desempregados aos empregos, embora as listas dos que recebem benefícios estejam diminuindo mais rapidamente nesses Estados.
O chefe da pasta ressaltou algumas medidas do governo federal para contornar o problema, como a edição de uma MP para fortalecer a governança do processo decisório no país.
MobilidadeOs pesquisadores concluíram que a partir de maio, os indicadores de mobilidade voltaram a aumentar. Antes disso, tinham refletido as dificuldades causadas pela pandemia da covid-19 no Brasil. Conforme a análise, houve queda na evolução dos indicadores de mobilidade nos quatro tipos de estabelecimentos mais relacionados à atividade econômica como as lojas de varejo e locais de lazer; os mercados e farmácias; as estações de transporte público e os locais de trabalho, entre o final de 2020 e os meses de março e de abril de 2021, o que pode ter impactado negativamente a atividade econômica.
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