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Agência do Banco do Brasil (BBSA3). Foto: Reprodução, Divulgação
A única queda entre os principais dados econômicos foi o PIB de 2024, que foi de 1,80% para 1,70%. No mesmo ano, a projeção para a moeda norte-americana foi elevada para R$ 5,20, de R$ 5,15 anteriormente. O mercado seguiu com a inflação em 3,50% e juros em 8%.
“O IGP-M registrou queda menos intensa nesta apuração. As contribuições para a aceleração da taxa do índice partiram de seus três índices componentes. No índice ao produtor, a soja foi o principal destaque ao registrar alta de 1,25%, ante queda de 0,66%, no mês anterior”, afirmou André Braz, coordenador dos índices de preços.
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“Se isso for feito, eu estou otimista em relação ao crescimento do Brasil, em relação a aumento de investimentos, geração de empregos, etc”, conclui.
As estimativas para variaçãodólar e taxa Selic se mantiveram estáveis. Segundo o Focus, a moeda norte-americana ficará cotada a R$ 5,20 e a taxa de juros em 13,75%, como está atualmente.
Esses gatilhos seriam disparados caso houvesse previsão no Orçamento Geral da União de que o teto seria descumprido. O problema, no entanto, é que o governo descobriu que só poderia enviar um projeto de lei orçamentária com despesas fora do teto caso os gastos discricionários caíssem a zero, um cenário que jamais seria alcançado porque inviabilizaria o funcionamento dos serviços públicos.
No Brasil, os investidores receberão novos números sobre o mercado de trabalho, com Caged e Pnad Contínua, além de dados do PIB. No cenário político, o presidente eleito Lula vai até Brasília para negociar diretamente a PEC da Transição e deve se reunir com os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.
Os recursos obtidos por meio da oferta seriam utilizados para investimentos no Estado do Paraná.
Também diferentemente de outros países, o teto de gastos no Brasil inclui os investimentos (obras públicas e compras de equipamentos) e não tem válvula de escape em momentos de recessão ou de crise econômica. No Peru, que adota um teto de gastos desde 1999, a despesa não era corrigida simplesmente pela inflação, podendotercrescimento real (acima da inflação) de 2% nos primeiros anos e de 4% a partir de 2004.
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