(Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)Na última quarta-feira (14), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 2.720/23, de autoria da deputada Dani Cunha (UNIÃO-RJ), que tipifica o crime de discriminação contra pessoas politicamente expostas e altera o Código de Defesa do Consumidor para prescrever os procedimentos a serem adotados pelas instituições financeiras nos casos de negativa de abertura ou manutenção de conta.

O povo venezuelano assiste, depauperado, a uma situação que não consegue reverter. Chávez e Maduro organizaram um sistema político – resultante – reconheça-se – da péssima qualidade da oposição existente – em que a Suprema Corte e outros órgãos judiciais lhes presta vassalagem. A oposição – como na maioria dos países latino-americanos – é fraca e inconsistente. De fato, a única oposição que existe nestes países são as manifestações nas ruas, que amedrontam os políticos e os influenciadores. Afora isto, a oposição é inexistente.

Manutenção dos gatilhosO relator Omar Aziz manteve no texto os gatilhos de limitação de despesas impostos pela Câmara dos Deputados. O projeto aprovado pelos deputados prevê que, no caso de descumprimento das metas, haverá bloqueio de despesas discricionárias e suspensão de criação de novos cargos públicos.Caso o descumprimento ocorra pelo segundo ano consecutivo, proíbe-se o aumento de salários no funcionalismo público, admissão ou contratação de pessoal e realização de concurso público (nos últimos dois pontos, a exceção é para reposição de cargos vagos).

Vale também explicou que o movimento deste ano é semelhante ao visto em 2019, com a reforma da previdência. “Talvez está reprisando aquele movimento que aconteceu em 2019: uma reforma difícil, complicada de ser aprovada, mas necessária e que acabou acontecendo“, afirmou Vale.

Olhando para o curto prazo, a julgar pelos últimos dados, ainda há espaço para mais um aumento de juros. O dado de inflação acompanhado pelo FED, o PCE, veio acima do esperado (link), mostrando e reforçando o discurso do FED de que ainda há muito trabalho a ser feito no combate à inflação. Olhando adiante, a tendência é de desaceleração.

Essa iniciativa do Ministério da Educação representa uma importante forma de investimento na formação e no desenvolvimento dos cidadãos brasileiros. Além de proporcionar uma educação gratuita e de qualidade, os cursos oferecidos pelo MEC contribuem para o fortalecimento do mercado de trabalho, capacitando os profissionais e impulsionando o crescimento econômico do país.

O retorno recorrente gerencial sobre o patrimônio líquido (ROAE), por sua vez, ficou em 20,7% no 1T23, uma alta de 0,3 ponto percentual em relação ao 1T22 e um avanço de 1,4 p.p. na comparação com os últimos três meses do ano passado.

O presidente destacou que o governo está retomando 14 mil obras paralisadas em diversas áreas e que, este ano, o governo tem R$ 23 bilhões para investir só na área de transportes. Segundo ele, no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que será lançado em 2 de julho, estarão incluídas as obras prioritárias apresentadas pelos governadores, incluindo o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

Apesar de se falar muito em recessão e/ou desaceleração na economia, uma vez por mês somos surpreendidos com um novo relatório do mercado de trabalho (Payroll), mostrando a pujança da economia americana. São 29 meses consecutivos de geração positiva de postos de trabalho. Na semana passada, esperava-se a criação de 180 mil postos de trabalho; o relatório mostrou a criação de 339 mil! Algumas coisas chamaram atenção: (i) houve aceleração da criação de postos de trabalho nos últimos 3 meses; (ii) revisão dos números de março para cima em 52 mil, de +165 mil para +217 mil, e a variação de abril foi revisada para cima em 41 mil, de +253 mil para +294 mil; (iii) os salários cresceram menos que o esperado, o que foi bem-visto pelo mercado – renda crescendo menos traz a leitura de menos pressão sobre o consumo e, consequentemente, inflação.

Especial (specialis) é relativo a uma espécie, algo único observado.

Foto: Divulgação FebrabanA 33ª edição do Febraban Tech já tem data para acontecer, agendado para os dias 27, 28 e 29 de junho, em São Paulo. Esse ano, o evento tem como tema central “A bioeconomia e as oportunidades em uma sociedade digital” e reúne as lideranças dos setores financeiro, de tecnologia, sustentabilidade e de áreas interessadas em inovação, para debates sobre temas de vanguarda da economia digital.

No Brasil, a semana será de liquidez reduzida devido ao feriado de Corpus Christi na quinta-feira (8), que fecha os mercados, afetando as negociações na sexta-feira (9). O mercado fica atento aos dados do IPCA no meio da semana, que poderão incentivar um potencial corte na taxa Selic já em agosto.

vagas de emprego de digitador

R6fkmZhblB

Deixe o seu comentário