No Brasil, o cenário político segue movimentando as negociações, uma vez que o Ibovespa fechou o primeiro pregão do ano com queda de mais de 3%. A liquidação ocorreu após a prorrogação de desoneração de combústiveis e da retirada da Petrobras (PETR3; PETR4) no plano de privatizações.

No cenário internacional, as expectativas estão para o encontro entre o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e dos EUA, Joe Biden, na Casa Branca. Essa será a primeira viagem ao exterior do líder ucraniano desde que Moscou enviou dezenas de milhares de soldados ao seu país em 24 de fevereiro.

A mudança ocorreu após o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ter registrado variação de +0,41% em novembro deste ano, ante expectativa do mercado de variação de +0,55% no período. No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação chegou a 5,90%, ante os 6,47% registrados em outubro.

A apreensão do jatinho aconteceu, por conta de uma ação movida por um grupo de investidores lesados pelo empresário Francesley da Silva, conhecido como Sheik dos Bitcoins, para ressarcimento das dívidas.

O principal ponto que surpreendeu analistas, e causou o mau humor logo após a divulgação da decisão de política monetária, foi a expectativa da “taxa terminal”. Conforme destacou a Avenue, a maioria dos membros do Fed estimaram que os juros alcance 5,10% em 2023, e que “esperam manter as taxas mais altas até o próximo ano, sem reduções até 2024”.

Quer investir nos EUA ou em mercados globais? Abra uma conta na Avenue.

Ásia e EuropaAs bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta terça-feira (3) no primeiro pregão de 2023 para a maioria delas, em meio à expectativa de novos estímulos da China após dados fracos de atividade manufatureira.

No mês anterior, o índice havia registrado variação de -0,59%. De janeiro a dezembro de 2022, o índice acumulou alta de 6,08%. Em dezembro de 2021, o índice caíra 0,14% no mês e acumulava elevação de 17,30% em 12 meses.

Isso pode ter um efeito de cadeia, desvalorizando o real.

Segundo ela, os títulos IPCA+ (papéis que pagam a inflação mais uma taxa prefixada) também pode ser escolhidos para a proteção contra a inflação, que deve continuar acima da meta do Banco Central. “Para que essa proteção se concretize, lembre –se de que você precisa manter o ativo até o vencimento. Gostamos de ativos de prazo médio em torno de 5 anos”, destaca a especialista.

Outro destaque de ontem à noite foi a aprovação da própria PEC, em dois turnos, no Senado. Agora, o texto seguirá para a Câmara dos Deputados, que deve ser votada na próxima semana, e precisará do apoio de três quintos dos legisladores, ou 308 dos 513 deputados da Casa.

No Brasil, a agenda será agitada na economia e na política. Os investidores começam hoje com a divulgação do IGP-DI de novembro, da FGV. Depois, a Anfavea divulga produção e venda de veículos, e o BC anuncia fluxo cambial e o Índice de Commodities (IC-Br).

aplicativo opiniões remuneradas

p3jukUyq5Z

Deixe o seu comentário