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“O que vimos nos estágios iniciais da pandemia é que a demanda inicialmente caiu muito mais do que a oferta, então acabou sendo deflacionária, especialmente por causa de lockdowns”, disse o economista-chefe para a América do Norte da Capital Economics, Paul Ashworth.

O destaque dado à Cessão Onerosa ocorre um dia antes da ANP ofertar ao mercado em leilão novamente volumes excedentes de petróleo da cessão onerosa, dos campos de Sépia e Atapu. Os ativos não despertaram interesse em leilão realizado em 2019 e voltam a ser oferecidos pelo governo com regras mais atrativas.

Os ativos, ambos localizados no pré-sal, têm um bônus de assinatura combinado de 11,14 bilhões de reais, com o governo pedindo 7,138 bilhões de reais por Sépia e 4 bilhões de reais por Atapu.

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Para evitar competir pela escassa capacidade de transporte no mercado aberto, alguns varejistas e fabricantes estão cancelando os contratos existentes com as transportadoras para 2022 em troca de aumentos moderados de preços, disse o cientista-chefe da DAT e diretor executivo do Centro do Instituto de Tecnologia de Massachusetts para Transporte e Logística, Chris Caplice. “Se você sair para licitar, pode esperar que suas taxas sejam de 10% a 15% mais altas, em média”, disse Caplice.

“Enquanto tivermos uma inflação subjacente em toda a economia, você verá que a inflação se refletirá no custo dos bens e serviços, incluindo transporte”, disse o executivo-chefe da Werner Enterprises, Derek Leathers, transportadora de caminhões sediada em Omaha, no Estado de Nebraska. Segundo Leathers, as taxas de contrato podem subir de um a dois dígitos em 2022, por outro lado espera que os aumentos de preços sejam moderados à medida que a demanda por transporte diminuir e as empresas terminarem de repor os estoques esgotados. “Não prevemos isso até 2023. Todo o ano de 2022 é visto como um mercado com capacidade limitada, pressão inflacionária e com interrupções de equipamento significativas.”

Companhias tradicionais do setor elétrico, como Neoenergia, Energisa, ISA Cteep e Taesa, chegaram a se habilitar, mas não entregaram propostas pelo ativo.

OBanco da Inglaterrajá havia presumido que o recuo das infecções por covid-19 aliviaria a pressão de alta sobre os preços dos bens, reequilibrando os gastos dos consumidores com serviços. Com novas medidas de distanciamento social, “este reequilíbrio era mais provável de ser adiado e, portanto, as pressões sobre os preços globais podem persistir por mais tempo”, disse a ata da reunião do banco.

A indiana Sterlite venceu a disputa pelo lote 02, ao apresentar uma RAP de 7,093 milhões, deságio de 66,09% em relação à receita máxima. Os indianos desbancaram, em disputa a viva-voz, os consórcios Lux Luz e Lobo Guará. O lote 2 é composto pela subestação de 500 kV Olindina II e respectivas conexões entre pátios de 500 kV e 230 kV, localizadas no Estado da Bahia. Segundo a Aneel, as obras visam a expansão do sistema de transmissão da região do nordeste baiano. O investimento estimado para a construção do empreendimento é de R$ 152,13 milhões, e o prazo de conclusão da construção é de 36 meses.

O consórcio integrado por TotalEnergies, Petronas e Qatar Petróleo arrematou o bloco Sépia, com oferta de óleo lucro de 37,43%, ante percentual mínimo de 15,02%, batendo oferta da Petrobras, de 30,30%.

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