2 –Valid (VLID3), uma smallcap esquecida pelo mercado, divulgou ontem seus números de 2023. Chama a atenção a “limpeza” em seu balanço, após a venda de operações internacionais, com incrível evolução na estrutura de capital, além de recorde histórico em seu Ebitda:

Ou seja, o limite inferior é 1,75% e o superior, 4,75%. Segundo a Agência Brasil, os analistas de mercado consideram que o teto da meta será estourado pelo terceiro ano consecutivo, a menos que o governo eleve a meta, como tem sido sugerido pela equipe econômica.

Por outro lado, Luiza declarou que espera do Banco Central uma sinalização de redução da taxa Selic, pois não “entende” como os juros caíram de 2%, 3% para 12%, 13% nos últimos anos.

Além disso, o plano da Americanas inclui a venda de ativos como um jatinho, o Hortfruti Natural da Terra, o grupo Uni.co e a participação na Vem Conveniência, joint venture com a Vibra Energia (VBBR3).

Após o Banco Central Europeu (BCE) ter subido as suas taxas de juros em 50 pontos-base, uma vez que a inflação segue elevada na região, os investidores reagem aos dados do IPC da zona do euro. O resultado ficou conforme o esperado pelo mercado, de 8,5% nos últimos 12 meses, porém muito acima da meta de 2% do BCE.

Entre os indicadores nos EUA, o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos anunciou que os novos pedidos de seguro-desemprego caíram para 192 mil na semana encerrada em 10 de março. O número ficou abaixo das expectativas do mercado, que esperavam 205 mil solicitações. Na semana anterior, os pedidos somaram 212 mil, conforme dados revisados.

Para o economista e especialista em investimentos, Alex André, o resultado da companhia não veio nenhuma grande surpresa. O economista ainda destacou que, um ponto importante nos resultados da companhia, foi a melhora do operacional de Méliuz, com a saída do Bankly.

Entre as novidade está o banco digital, que foi desenvolvido em parceria com um grande player do setor bancário. O Itaú, que presta a operação de banco como um serviço e é remunerado por isso. 

Quando a oferta de ativos imobiliários excedeu a demanda, e Alan Greenspan, Chair do Fed à época começou a subir os juros, o preço dos imóveis começou a cair, fazendo aumentar a inadimplência dos tomadores desprivilegiados, os chamados subprimes. Com a contínua queda dos preços dos imóveis, não apenas os tomadores NINJA tornavam-se inadimplentes, mas também os clientes primes, pois as garantias ou os próprios imóveis já não eram mais suficientes para garantir os empréstimos a essa classe de tomadores, fazendo o mercado imobiliário entrar em uma espiral de queda e levando outros tomadores à inadimplência. Visto que os bancos que participavam desse modelo de originação, estruturação e venda ainda carregavam alguns desses papéis em suas carteiras, mas os alocavam fora de seus balanços (off-balance), nenhum deles sabia mais ao certo se um banco estava carregado com esses ativos ou se já estava ou não quebrado. Nesse ponto o mercado interbancário parou e a falta de liquidez no mercado dos Estados Unidos era assombrosa.

Com isto, vê-se o caso do atual presidente da república pretendendo assumir um protagonismo internacional – o que seria muito bem-vindo internacionalmente, ressalte-se – porém sem o devido estofo e substancialidade efetivas. Palavras jogadas ao vento diluem a relevância do País e os posicionamentos dúbios demostram que o País é um neófito num contexto global cada vez mais acirrado.

No Brasil, A Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que a evolução da confiança foi dividida: enquanto 14 setores mostraram queda na confiança, outros 15 mostraram alta. Com isso, empresários de 17, dos 29 setores considerados, estão confiantes. Apesar disso, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu em todos os portes de empresa (pequenas, médias e grandes indústrias) e na maioria das regiões do Brasil, exceto a região Sul, que mostrou alta.

Foto: Reuters – Suamy Beydoun/AGIFO Ibovespa fechou o pregão desta terça-feira (21) em leve alta, levantado por um sentimento positivo dos mercados globais como um todo, com declarações de autoridades no sentido de garantir a segurança do sistema financeiro internacional, permitindo maior apetite por risco por parte dos agentes econômicos. O mercado também seguiu em busca de pistas sobre nova regra fiscal, cuja divulgação foi adiada pelo presidente.

unscramble labet

yKxHmd2iJG

Deixe o seu comentário