O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) caiu 0,31% em outubro, após ter recuado 0,37% em setembro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). A deflação anunciada nesta sexta veio menos intensa do que a mediana negativa de 0,38% das estimativas na pesquisa Projeções Broadcast, cujo intervalo ia de queda de 0,68% a 0,12%.

“Ainda se considera que o atual salto na inflação deve-se a esses fatores temporários, mas agora parece menos transitória do que esperado antes, e riscos de alta ao cenário inflacionário no curto prazo estão aumentando em uma série de países”, disse o comitê, formado por 24 membros.

“Tratando-se de um projeto que possa dar solução a um problema grave que estamos passando no Brasil, que é o preço dos combustíveis, vamos ter boa vontade em poder agilizar o máximo possível se o projeto tiver mesmo essa conotação e essa eficácia para resolver o problema dos combustíveis, mas, obviamente, há o amadurecimento próprio do projeto de lei”, disse o senador em entrevista a jornalistas.

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Segundo a Brasilcom, os cortes chegam a 50% em alguns casos, o que coloca o país “em situação de potencial desabastecimento, haja vista a impossibilidade de compensar essas reduções de fornecimento por meio de contratos de importação, considerando a diferença atual entre os preços do mercado internacional, que estão em patamares bem superiores aos praticados no Brasil”.

“Obviamente um ambiente inflacionário não é benéfico para ninguém, mas estamos em uma realidade de inflação mundial. Está muito claro hoje que ela não está restrita ao Brasil. A vantagem é que nós temos um Banco Central independente, que agiu mais rápido do que o resto do mundo. Eu acho que isso traz credibilidade para a política monetária do Brasil e ancora bem as expectativas de inflação. Prova disso é que as perspectivas para o ano que vem estão absolutamente sob controle”, ressalta ele. 

O BC informou que seu Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), teve recuo de 0,15% em agosto na comparação com julho, segundo dado dessazonalizado. Na comparação com agosto de 2020, o IBC-Br avançou 4,74%, enquanto no acumulado em 12 meses passou a uma alta de 3,99%, segundo números observados.

Mas o suporte do juro pode ser menor, segundo o Itaú Unibanco. Em revisão de cenário, a instituição financeira elevou a estimativa para o dólar ao fim de 2021 a 5,25 reais (5,00 reais na conta anterior) e também para 5,25 reais ao término de 2022 (5,20 reais antes), argumentando que o aumento da taxa Selic deve compensar “parcialmente” os riscos em torno do câmbio e de forma “menos intensa” que a prevista anteriormente.

Após declarações enfáticas sobre a Petrobras e a alta dos preços dos combustíveis, Lira voltou a criticar a falta de investimento por parte da empresa. “Precisamos cobrar para que a Petrobras entre com sua parcela de infraestrutura”, afirmou.

Hornby vê o Fed sendo mais cauteloso e mantendo uma política acomodatícia por mais tempo do que os mercados atualmente esperam –portanto, as curvas de rendimento deveriam se inclinar e a taxa do Treasury de dez anos (referência global) poderia ser negociada perto de 1,75%.

Segundo Pacheco, se a proposta de alterar a cobrança dos impostos estaduais sobre os combustíveis for “um caminho bom”, a Casa terá toda a “atenção, dedicação e boa vontade” para discutir o projeto. Conforme mostrou oEstadão/Broadcast, senadores, pressionados pelas gestões estaduais, são resistentes ao projeto, uma vez que reduziria a arrecadação local.

Os preços de importados nos Estados Unidos se recuperaram em setembro, impulsionados pelos custos mais altos de alimentos e energia, mas o núcleo da inflação de importados mostrou sinais de moderação.

O salto nos preços de gás natural e de carvão está forçando geradoras de energia e fabricantes a passar a utilizar petróleo, num movimento que poderá impulsionar significativamente a demanda pela commodity, segundo avaliação da Agência Internacional de Energia (AIE).

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