De acordo com o ministro, o programa poderá ser custeado com cerca de R$ 30 bilhões fora do teto de gastos. As declarações de Guedes foram recebidas com preocupação pelo mercado.

Qualquer pista sobre a magnitude do ritmo da próxima reunião em dezembro estará no foco, assim como se os membros do Copom mencionarão explicitamente os riscos específicos do regime fiscal –decorrentes do possível enfraquecimento da principal âncora fiscal do Brasil–, em vez da menção mais moderada de riscos às contas públicas que normalmente incluem nas comunicações.

Ele lembrou que o Ibovespa andou de lado ontem, mas ficou no campo positivo com a expectativa do anúncio que seria feito no final do dia. Os investidores sabiam que uma notícia sobre o ‘furo do teto’ poderia trazer um grande abalo para o mercado. E foi o que aconteceu.

Veja mais:

Na véspera, outro grande banco estrangeiro, o JPMorgan, havia aumentado a 125 pontos-base sua projeção de adição da taxa Selic pelo Banco Central nas próximas duas reuniões do Copom, com o BC forçado a acelerar o ritmo de aperto monetário devido à deterioração do balanço de riscos para os preços.

“Se falarem que começou a gastança, não é esse o meu acordo com o presidente da República”

A mudança de correção entrou na mesa de negociação diante da preocupação de parte do governo com a narrativa de furo no teto de gastos, da qual o governo queria se descolar. Na quarta-feira, no Ceará, após confirmar o pagamento dos R$ 400, o presidente Jair Bolsonaro chegou a dizer que não haveria furo no teto.

“Embora esteja próximo o momento de reduzirmos nossas compras de ativos, seria prematuro apertar a política monetária usando os juros agora, com o efeito e a intenção de desacelerar o crescimento do emprego, quando há boas razões para esperar que voltemos a um crescimento robusto do emprego e que as restrições de oferta diminuam; com ambos teríamos o efeito de aumentar o produto potencial da economia”, disse.

“Estamos muito longe de ameaçar qualquer sustentabilidade fiscal”

Nas demais bolsas da Ásia, apenas em Tóquio o Nikkei obteve sinal positivo fechando +0,34%$ a 28.804,85 pontos. O sul-coreano Kospi teve baixa de -0,04% em Seul, a 3.006,16 pontos e o Taiex ficou estável em Taiwan, em 16.888,74 pontos. Na China, o Xangai perdeu -0,34% e encerrou o pregão com 3.582,60 pontos.

O PMI da indústria de serviços da zona do euro caiu para 54,7, de 56,4, menor leitura desde abril e abaixo da previsão de pesquisa da Reuters (55,5).

como ganhar dinheiro pela

WhVUNE0sFM

Deixe o seu comentário