“O que vimos nos estágios iniciais da pandemia é que a demanda inicialmente caiu muito mais do que a oferta, então acabou sendo deflacionária, especialmente por causa de lockdowns”, disse o economista-chefe para a América do Norte da Capital Economics, Paul Ashworth.

O dólar comercial registra estabilidade, com leve alta de 0,01%, cotado a R$ 5,679.

O negócio ainda depende de aprovação de uma assembleia geral de acionistas, marcada para ocorrer em 17 de janeiro, e de condições favoráveis de mercado.

O Banco Central piorou sua projeção de crescimento econômico brasileiro em 2022 para 1,0%, contra 2,1% da estimativa anterior, conforme o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) divulgado nesta quinta-feira.

A favor dos emergentes, há a posição mais cautelosa do Banco Central Europeu. A presidente do Banco, Christine Lagarde, disse ontem ser improvável que o BC aumente juros em 2022, e que nem tudo que acontecerá no Fed (o banco central dos Estados Unidos) será replicado pelo BCE. Segundo ela, a manutenção das taxas é essencial para garantir a estabilização da inflação. Lagarde destacou que o BCE espera que a inflação atinja a meta no médio prazo, e que vai se esforçar para que isso aconteça.

Para o estoque de crédito livre, em que as taxas são pactuadas livremente entre bancos e tomadores, o BC projeta agora expansão de 17,7% (+15,7% antes). Para o crédito direcionado, que atende a parâmetros estabelecidos pelo governo, a perspectiva é de alta de 10,5% (+8,3% antes).

O dólar comercial registra estabilidade, com leve alta de 0,01%, cotado a R$ 5,679.

O Banco Central piorou nesta quinta-feira sua estimativa para o déficit em transações correntes em 2021 a 30 bilhões de dólares neste ano, ante rombo de 21 bilhões de dólares projetado em setembro, enxergando para 2022 saldo negativo de 21 bilhões de dólares, contra um de 14 bilhões de dólares da estimativa anterior.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,67%, a 15.531,69 pontos.

Para Celso Vegro, diretor do Instituto de Economia Agrícola, esse número é “absolutamente insuficiente para atender toda a demanda”.

Guedes voltou a reclamar de analistas que fizeram projeções sobre o país que não se concretizaram. Segundo ele, o recente alinhamento de economistas com pré-candidatos mostra quem “estava militando”.

GodOfChess

VFGDUJxWCl

Deixe o seu comentário