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Em julho, o estoque de todos os empréstimos concedidos pelos bancos do Sistema Financeiro Nacional (SFN) ficou em R$ 5,405 trilhões, com uma variação negativa de 0,2% em relação a junho. O resultado refletiu a diminuição de 1,1% no saldo das operações de crédito pactuadas com pessoas jurídicas (R$ 2,090 trilhões) e o incremento de 0,4% no de pessoas físicas (R$ 3,314 trilhões).

A Winston Churchill se atribui a frase: “Os americanos sempre farão a coisa certa, somente depois de terem tentado todo o resto.” Esta citação parece prevalecer na forma como os Estados Unidos têm tratado a relação bilateral com a China. E isto é perigoso, porque estamos diante de uma situação que erros podem levar a uma catástrofe global. E, num mundo em que tudo é acelerado, pequenos erros podem ter implicações irreversíveis!

Barril WTI: +2,30%, a US$ 85,55Barril Brent: +1,98%, a US$ 88,55(15h05) – Balança comercial brasileira tem saldo positivo de US$ 9,7 bilhões em agostoA Secretaria de Comércio Exterior informou nesta sexta-feira (1) que a balança comercial brasileira registrou um superávit de US$ 9,766 bilhões em agosto. Na última semana do mês, o saldo foi positivo em US$ 1,779 bilhão. No ano, a balança segue com superávit de US$ 63,322 bilhões.

• Tributação: alíquota de 15% a 22,5% de Imposto de Renda sobre os rendimentos uma vez a cada semestre, por meio do mecanismo chamado “come-cotas”, a partir do ano que vem. Fundos com maiores prazos de aplicação têm alíquotas mais baixas por causa da tabela regressiva de Imposto de Renda;

Na análise das quatro grandes categorias econômicas da indústria, três tiveram queda de junho para julho: os bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos usados no setor produtivo (-7,4%),osbens de consumo duráveis (-4,1%) e os bens intermediários, isto é, os insumos industrializados usados no setor produtivo (-0,6%). Apenas os bens de consumo semi e não duráveis tiveram aumento no período (1,5%).

Barril WTI: +1,78% (a US$ 88,84)Barril Brent: +1,57% (a US$ 92,06)(15h05) – Abicom: Defasagem média do diesel atinge 17%; gasolina está em 10%A defasagem média do diesel comercializado no mercado interno apresenta defasagem média de 17%, de acordo com a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) nesta terça-feira (12). Os preços da gasolina, por sua vez, estão 10% abaixo da paridade internacional. A defasagem vem com os preços da commodity atingindo o maior patamar desde novembro do ano passado. Segundo a Abicom, para equiparar os preços hoje, a Petrobras (#PETR3; #PETR4) precisaria aumentar o litro da gasolina em R$ 0,33 por litro, enquanto necessitaria subir o diesel em R$ 0,77 o litro.

(10h00) – Índices futuros nos EUA caem minutos antes da abertura das bolsasS&P 500: -0,25%Dow Jones: -0,14%Nasdaq: -0,31%

Brasil: Feriado Deixa os mercados fechados00h00 – China: Balança Comercial (Agosto)03h00 – Alemanha: Produção Industrial06h00 – Zona do Euro: PIB (2T23)09h30 – EUA: Pedidos de Seguro-Desemprego11h30 – EUA: Estoques de Petróleo Bruto – DoE20h50 – Japão: PIB (2T23)Sexta-feira (8 de Setembro)

S&P 500: -0,25% | 4.476,21 pontosDow Jones: +0,20% | 34.733,20 pontosNasdaq: +0,58% | 13.836,48 pontos(12h50) – Fechamento de mercado – EuropaPrincipais índices europeus fecham sessão de forma mista, com investidores reagindo mau ao relatório da Opep sobre o mercado de petróleo. Há expectativa pela divulgação, nos EUA, de dados da inflação ao consumidor na quarta e ao produtor na quinta, além de, na mesma quinta, da decisão do BCE sobre a taxa de juros.

SSE Composite: 3.137,14 (+0,04%)Nikkei 225: 32.352,50 (+0,38%)Hang Seng: 18.483,50 (+0,07%)KOSPI: 2.561,22 (+0,35%)S&P/ASX 200: 7.297,70 (+1,21%)

Nas últimas semanas, dada a resiliência da economia americana e em alinhamento com o cenário que mencionei algumas semanas atrás, em relação à ausência de um “pouso forçado” (ou “no landing”) – Nem soft, nem hard… “No landing” na economia americana? – Avenue já estávamos observando, conforme dizemos no jargão de mercado, as taxas longas de juros se expandindo, ou seja, as taxas estavam subindo.

Além do retorno, o investidor deve sempre considerar a variabilidade dos retornos, ou seja, a volatilidade da classe de ativos. Nesse sentido, é verdade que os REITs apresentaram retornos elevados, mas o mesmo pode ser dito sobre a elevada volatilidade dessa classe. Ao observar a tabela abaixo, que mede o retorno de diferentes classes de ativos, é possível notar que os REITs apresentaram uma grande variabilidade nos retornos nos últimos 10 anos. Na última coluna à direita da tabela, podemos ver que os REITs foram a classe de ativos com maior volatilidade entre 2008 e 2022.

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