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APetrobras(PETR4) divulgou nesta terça-feira (28) que assinou contratos de compra e venda de gás com a Shell Brasil, Repsol Sinopec Brasil e Petrogal para realização de operações conhecidas como Swap.
Os números dizem respeito ao governo central, que reúne as contas de Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social.
O governo anunciou em março deste ano uma elevação na alíquota da CSLL de instituições financeiras, de 20% para 25% até 31 de dezembro. A medida foi adotada como parte da compensação pela perda de receita após redução de alíquotas do PIS/Cofins sobre óleo diesel e gás de cozinha.
Com a vigência da elevação do imposto prevista para pouco mais de três meses neste ano, a equipe econômica havia estimado um aumento de 2,14 bilhões de reais na arrecadação.
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Analistas do Credit Suisse disseram que o movimento é aguardado há muito tempo pelo mercado, já que fusões e aquisições são catalisadores para as duas ações, mas alertam que muitas questões em termos econômicos, estratégicos e de governança permanecem sem resposta.
Coleta de dados
A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (29) que promoveu ajustes nos seus preços de venda de diesel para as distribuidoras em cinco cidades. A mudança de preço vai de redução de R$ 10 /m³ (R$ 0,010 /litro) até aumento de R$ 8 /m³ (R$ 0,008 /litro), e estão valendo desde a última terça-feira (28).
Além disso, os investidores repercutiram o resultado positivo das contas públicas em novembro, que alcançou o melhor superávit do setor público, no valor de R$ 15,034 bilhões, maior alta registrada no mês desde 2013, ficando acima do teto das estimativas, que ficavam em cerca de R$ 9,500 bilhões.
Após um ano e sete meses de altas consecutivas, o preço do litro da gasolina recuou 1,14% em dezembro em comparação com o mês anterior. No período, a média nacional chegou a R$ 6,918, enquanto em novembro o preço médio foi de R$ 6,998. Em maio de 2020, último mês a registrar baixa no preço do combustível antes desta queda, o preço médio do litro era de R$ 4,01. As informações constam em levantamento feito pela ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas.
Nesse sentido, o analista explicou que isso ocorre porque as principais regiões produtoras de milho não estão com o clima favorável, sobretudo, o Rio Grande do Sul, considerado o maior produtor de milho do país. Portanto, Delara estima uma quebra no mesmo nível de 2021. “No Rio Grande do Sul, a quebra pode chegar a 50%, assim será o mesmo nível de quebra de 2012”.
Ainda segundo o órgão, a medida permitirá uma redução do empoçamento de recursos, quando os ministérios têm verba disponível, mas não conseguem executá-las em razão de restrições legais ou travas burocráticas.
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