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Foto: FreePikO desempenho do agronegócio fez a Confederação Nacional da Indústria (CNI) elevar a projeção de crescimento da economia neste ano. Segundo o Informe Conjuntural do 2º Trimestre, divulgado nesta quinta-feira (12) pela entidade, a estimativa passou de 1,2% em abril para 2,1% em julho.

Pesquisa da Febraban indicou que os bancos são unânimes na expectativa de que o BC comece o processo de corte de juros em agosto. A projeção é que tenha uma redução inicial de 0,25 p.p. e, posteriormente, acelere para 0,50 p.p. nas próximas reuniões, levando a Selic para 12% no final do ano.

SSE Composite: 3.164,16 (-0,11%)Nikkei 225: 32.692,50 (+1,17%)Hang Seng: 18.646,00 (-2,25%)KOSPI: 2.628,53 (+0,72%)TAIEX: 17.033,61 (+0,02%)

Depois de transportes, o segmento que mais influenciou a alta no país foi o de serviços prestados às famílias, que cresceu 1,1% em maio. Também positivo, porém com menor peso no índice geral, o ramo de atividades turísticas se expandiu 4% em maio. É o segundo resultado positivo consecutivo. O setor está 5,6% acima do patamar de fevereiro de 2020, antes de começar a pandemia.

Confira os indicadores da semana entre 17 e 21 de julho:

Deixando de lado os consensos e desacordos sobre arranjos curriculares, trago uma provocação direcionada para outro ângulo – que deveria ser considerada em todas as teorias – com alguns questionamentos sobre os jovens como indivíduos, e não apenas como estudantes: como estão esses adolescentes? Que mudanças ocorreram no cenário político, econômico e social, nos últimos anos, que impactaram a vida e as perspectivas de futuro desses meninos e meninas?

Falta de investimento:antecipando os impactos negativos resultantes da pandemia, empresas globais em todos os setores reduziram seus investimentos. A preocupação com a preservação de capital e o instinto de sobrevivência levaram os agentes econômicos a abandonar projetos de expansão, investimentos e crescimento da produção, entre outros.Aumento de estoques:o fenômeno anterior levou as empresas a antecipar suas ordens de compra de bens, produtos e commodities, prevendo uma possível escassez futura. Assim como as pessoas compraram enlatados e papel higiênico antecipando o inesperado, as empresas fizeram o mesmo. Esse aumento de estoques, juntamente com a falta de investimento em nova capacidade, resultou em escassez de produtos posteriormente, refletindo-se no aumento de preços que se materializou.Disrupção das cadeias de logística: a Covid-19 levou ao fechamento de fronteiras, redução de voos internacionais, entre outras coisas. Isso, aliado ao aumento de estoques, levou a complicações nas cadeias de logística que não conseguiam atender à demanda considerando as restrições em vigor. Isso causou um aumento significativo nos custos de frete para as empresas.Demanda acima do esperado:impulsionada pelo aumento da poupança gerada pela pandemia (quem manteve seu emprego ganhava o mesmo gastando menos) e pelas transferências governamentais (quem não manteve seu emprego recebeu, em muitos países, transferências governamentais de suporte), as pessoas se viram em casa consumindo muito mais do que o esperado. A compra de produtos online disparou. Bens de consumo, bens de luxo, tecnologia, entre outros, tiveram uma demanda muito acima das expectativas.Tensões políticas internacionais:para piorar as complicações nas cadeias de logística, as tensões comerciais e políticas internacionais (principalmente entre China e EUA) agravaram ainda mais essas complicações. A luta pela supremacia na produção de chips dominou as notícias. Restrições de produção, logística e exportação levaram à escassez desse produto essencial presente em carros, celulares, computadores, etc.Esses cinco pontos foram, de fato, a tempestade perfeita para trazer a inflação de volta como uma realidade após vários anos. Foram também fenômenos que coincidiram com um período de política monetária altamente expansionista, ou seja, uma elevada injeção de recursos monetários, feito numa escala global. A velocidade de recuperação econômica pós-pandemia também contribuiu. O emprego voltou rapidamente e as pessoas retomaram seus hábitos de consumo com força total. Viagens, restaurantes, bares, shoppings – tudo voltou rapidamente e com força.

STOXX 600: (+0,03%)DAX 30: (-0,44%)FTSE 100: (+0,11%)CAC 40: (+0,30%)FTSE MIB: (+0,13%)IBEX 35: (+0,07%)PSI: (+0,25%)

PetroReconcavo (RECV3) – A empresa comunicou que assinou um contrato de financiamento sindicalizado de US$ 60 milhões e terá as subsidiárias Potiguar E&P, SPE Miranga, Reconcavo E&P e SPE Tiêta Ltda. como garantidoras. As instituições financeiras credoras são o Itaú BBA, Santander e Banco do Brasil. O financiamento terá vencimento em 36 meses a contar da data de assinatura do “Credit Agreement” e juros remuneratórios, a partir do desembolso, correspondente à taxa de referência Term SOFR para três meses, acrescido de 3,80% ao ano.

Quando pessoas com diferentes origens, experiências, habilidades e pontos de vista trabalham juntas, elas agregam uma variedade de perspectivas para resolver problemas complexos. É somente por meio da diversidade de ideias que uma empresa consegue impulsionar a inovação e a criatividade internamente.

Entre os indicadores, a produção industrial na zona do euro registrou alta de 0,2% em maio ante abril, conforme mostraram dados do Eurostat, a agência oficial de estatísticas da União Europeia. O resultado veio levemente abaixo do esperado pelo mercado, que aguardava 0,3% no período. Na comparação anual, a indústria na zona do euro recuou 2,2% em maio, frente ao avanço de 0,2% registrado no mês anterior, conforme dados revisados.

O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) caiu 1,45% em junho, conforme mostrou a Fundação Getulio Vargas (FGV). No mês anterior, a taxa havia sido de -2,33%. Com este resultado, o índice acumula variação de -4,96% no ano e de -7,44% em 12 meses. Em junho de 2022, o índice havia subido 0,62% e acumulava elevação de 11,12% em 12 meses.

Concessionária de automóveis. Foto: Agência Brasil O governo encerrou, nesta sexta-feira (7), o programa Carros Populares, que incentivava à compra de veículos com a liberação de todos os recursos disponíveis para carros leves. De acordo com o balanço do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), 125 mil carros foram comercializados com descontos entre R$ 2 mil e R$ 8 mil, ou 1,7% e 11,7%.

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