O mercado local também fica atento à próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Com a estreia de Gabriel Galípolo, a autarquia deve iniciar o processo de corte na taxa Selic. A questão, entretanto, é se a redução nos juros será de 0,25 ponto percentual ou 0,50 p.p., pois investidores e instituições financeiras se dividem nesse quesito.

Esse dinheiro guardado pode ajudá-lo evitar a necessidade recorrer a empréstimos cartões de crédito com altas taxas de juros caso enfrente a perda da sua renda principal durante uma crise.

O Brasil é um país com enorme potencial de crescimento. Tem uma população relativamente jovem, abundância de recursos naturais, é uma potência agrícola e apresenta uma série de fatores positivos que a maior parte das nações do mundo invejam: vasto território arável, clima favorável, abundância de água, e isolamento geográfico que lhe permite não ter de imiscuir-se em problemas geopolíticos.

Os anos passaram, houve a estabilização da moeda com o Plano Real, e a movimentação diminuiu. No entanto, o complexo de vira-latas, característico desta parte sul dos trópicos, instilou no brasileiro um espírito de inferioridade e a crença de que a vida no exterior é sempre melhor. E, de fato, em alguns aspectos até pode ser.

“O Copom relembra que reformas estruturais e a previsibilidade das contas públicas são essenciais para o aumento da produtividade da economia, para o crescimento potencial e para a maior confiança de empresas, investidores e famílias. O esmorecimento no esforço de reformas estruturais, o aumento de crédito direcionado e as incertezas sobre a estabilização da dívida pública têm o potencial de elevar a taxa de juros neutra da economia, com impactos deletérios sobre a potência da política monetária e, consequentemente, sobre seu custo para a economia.”

É o 11º aumento na taxa de juros desde o início do ciclo de alta em resposta à inflação persistente, que já mostra sinais de arrefecimento. A decisão já era esperada pelo mercado. Segundo dados do CME Group, 96,5% dos economistas consultados colocavam como posssibilidade o aumento de 0,25 p.p. nos juros norte-americanos.

Segunda-feira (7 de Agosto)

Quer investir da melhor forma e estar preparado sempre para todas as turbulências do mercado? A EQI tem os melhores profissionais e produtos para proteger e rentabilizar seu patrimônio. Clique aqui e abra sua conta!

A agenda reserva pedidos de seguro-desemprego e dados de atividade composto e de serviços do S&P Global. No Brasil, o BC divulga dados do fluxo cambial e o Índice de Commodities (IC-Br).

A temporada de resultados do segundo trimestre de 2023 ganha ainda mais força hoje. Após o fechamento da bolsa, saem os números de Alpargatas (ALPA4), Bradesco (BBDC4), CCR (CCRO3), Cemig (CMIG4), Fleury (FLRY3), Lojas Renner (LREN3) e Petrobras (PETR3; PETR4), entre muitas outras.

IndicadoresNesta quinta, o Banco Central Europeu (BCE) cumpriu o que era esperado e decidiu elevar as taxas de juros em 25 pontos-base outra vez, seguindo o ritmo de alta da última reunião e conforme antecipado pela presidente do BCE, Christine Lagarde. “A taxa de juro das operações principais de refinanciamento e as taxas de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez e da facilidade permanente de depósito serão aumentadas para 4,25%, 4,50% e 3,75% respetivamente, com efeitos a partir de 2 de agosto de 2023”, destacou o BC europeu, que manteve a abordagem das decisões “reunião a reunião” para as próximas decisões.

Com o resultado de julho, a poupança acumula retirada líquida de R$ 70,22 bilhões nos primeiros sete meses do ano.

como é os

GFjzbSQ4kH

Deixe o seu comentário