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Ele afirmou que foi informado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, de que 98% dos municípios se inscreveram para receber verbas destinadas a políticas voltadas ao setor.

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O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) caiu 1,10% em julho, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV). No mês anterior, a taxa havia sido de -2,20%. Com esse resultado, o índice acumula variação de -5,20% no ano e de -7,89% em 12 meses. Em julho de 2022, o índice subira 0,60% no mês e acumulava elevação de 10,87% em 12 meses.

Falta de investimento:antecipando os impactos negativos resultantes da pandemia, empresas globais em todos os setores reduziram seus investimentos. A preocupação com a preservação de capital e o instinto de sobrevivência levaram os agentes econômicos a abandonar projetos de expansão, investimentos e crescimento da produção, entre outros.Aumento de estoques:o fenômeno anterior levou as empresas a antecipar suas ordens de compra de bens, produtos e commodities, prevendo uma possível escassez futura. Assim como as pessoas compraram enlatados e papel higiênico antecipando o inesperado, as empresas fizeram o mesmo. Esse aumento de estoques, juntamente com a falta de investimento em nova capacidade, resultou em escassez de produtos posteriormente, refletindo-se no aumento de preços que se materializou.Disrupção das cadeias de logística: a Covid-19 levou ao fechamento de fronteiras, redução de voos internacionais, entre outras coisas. Isso, aliado ao aumento de estoques, levou a complicações nas cadeias de logística que não conseguiam atender à demanda considerando as restrições em vigor. Isso causou um aumento significativo nos custos de frete para as empresas.Demanda acima do esperado:impulsionada pelo aumento da poupança gerada pela pandemia (quem manteve seu emprego ganhava o mesmo gastando menos) e pelas transferências governamentais (quem não manteve seu emprego recebeu, em muitos países, transferências governamentais de suporte), as pessoas se viram em casa consumindo muito mais do que o esperado. A compra de produtos online disparou. Bens de consumo, bens de luxo, tecnologia, entre outros, tiveram uma demanda muito acima das expectativas.Tensões políticas internacionais:para piorar as complicações nas cadeias de logística, as tensões comerciais e políticas internacionais (principalmente entre China e EUA) agravaram ainda mais essas complicações. A luta pela supremacia na produção de chips dominou as notícias. Restrições de produção, logística e exportação levaram à escassez desse produto essencial presente em carros, celulares, computadores, etc.Esses cinco pontos foram, de fato, a tempestade perfeita para trazer a inflação de volta como uma realidade após vários anos. Foram também fenômenos que coincidiram com um período de política monetária altamente expansionista, ou seja, uma elevada injeção de recursos monetários, feito numa escala global. A velocidade de recuperação econômica pós-pandemia também contribuiu. O emprego voltou rapidamente e as pessoas retomaram seus hábitos de consumo com força total. Viagens, restaurantes, bares, shoppings – tudo voltou rapidamente e com força.

Magazine Luiza. Foto: Reprodução, DivulgaçãoNa última segunda-feira (10), o analista da Órama, Ricardo Tominaga, avaliou o gráfico de alguns ativos, entre eles o da Magazine Luiza (MGLU3). Para o analista, um ponto bem importante para as ações da varejista está na região dos R$ 3 e diz que os papéis estão passando por uma fase de correção.

ÁsiaAs ações asiáticas fecharam mistas nesta segunda, com o Nikkei 225, do Japão, subindo 1% com ganhos trimestrais dos principais fabricantes automotivos. O mercado fica na expectativa de que o Banco do Japão (BoJ) manterá sua postura ultra-dovish no final de uma reunião de política de dois dias no final desta semana na sexta-feira.

Confira o desempenho das carteiras recomendadas no 1º semestre, de acordo com a Grana Capital:

Os investidores também ficam no aguardo da ata do Banco Central Europeu (BCE), que será divulgado em instantes.

“Estamos no Brasil há dez anos, e enfrentamos anos realmente complexos, quando o país estava em crise econômica. Agora o mercado está muito melhor. E o crescimento da indústria naval está gerando desenvolvimento para toda a região do litoral catarinense”, explica à BM&C News o CEO da Azimut no Brasil, Francesco Caputo.

O setor náutico brasileiro está crescendo em um ritmo de 25% ao ano, segundo dados da Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar). A prova da pujança desse setor são os próprios números da feira náutica da cidade catarinense. Mais de 25 mil pessoas visitaram o evento, um dos maiores do Brasil, gerando mais de R$ 80 milhões em negócios para os mais das 50 empresas que apresentaram suas novidades. Sem contar os milhões de reais movimentados nos três dias do evento nos serviços, comércio, turismo, entre outras.

Conforme mostrou da Fundação Getulio Vargas (FGV), a melhora do superávit foi obtida com um recuo maior nas importações (-18,2%) do que nas exportações (-8,5%), na base mensal, e com a queda nas importações (-7,1%) e um pequeno aumento nas exportações (+1%), na comparação semestral.

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