Grandes montadoras como Toyota e Volkswagen deram um desanimador alerta nesta semana ao darem evidências novas de que a indústria automotiva está mergulhada na escassez de chips semicondutores que não dá sinais de que diminuirá.

Tomando como premissas uma meta de 1 trilhão de reais em colchão (suficiente para cobrir integralmente os vencimentos dos nove primeiros meses de 2022) e variação futura dessa reserva dependente apenas de emissões/resgates e do déficit primário do governo central, Goldenstein calculou que o volume médio semanal necessário de emissões seria de 24,2 bilhões de reais –um total de 410,9 bilhões de reais em 17 semanas até o fim de 2021.

O ministério disse em seu relatório mensal que pesquisas de opinião e indicadores prospectivos, como milhagem de caminhões, apontavam para “otimismo ininterrupto” entre as empresas e alta atividade da economia nos meses de verão (no Hemisfério Norte).

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O levantamento tem como base a análise de 3,44 milhões de fretes realizados nos seis primeiros meses do ano, segundo a FreteBras. Os dados mostraram que o agronegócio foi responsável por 37% de todas as cargas registrados na plataforma no período.

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No entanto, Heloisa disse que a crise do tamanho da pandemia de Covid-19 prejudicou empresas menores: “Empresas pequenas não conseguem tomar dívida, não conseguem capital de giro e várias delas acabam não sobrevivendo, então quem ocupa o lugar são as empresas maiores, mais capitalizadas, empresas listadas. Por isso, a minha expectativa é de uma recuperação das empresas listadas muito melhor do que da economia”, destacou.

Sem direito a voto nas decisões de política monetária, Kaplan projetou que o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresça “cerca de 6,5%” neste ano, mas notou que está atento a eventuais impactos negativos da variante Delta da covid-19. Na inflação, projetou que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) suba 3,8% ou 3,9% neste ano e 2,5% em 2022, ainda acima da meta de 2% do Fed.

O Brasil, com o apoio do Uruguai, vem negociando a redução da Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul, que é a taxa cobrada na importação de produtos de fora do bloco. No primeiro semestre, o Brasil propôs reduzir a TEC em 10% imediatamente e mais 10% no fim deste ano.

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Toyota muda planos de produção com redução de 40%A escassez mundial de semicondutores está mudando o comportamento e o Planejamento Estratégico das companhias. Esta é, claro, uma das consequências da pandemia. E o cenário se agravou com a nova variante Delta. Um ressurgimento de casos da Covid-19 interrompeu o fornecimento e a produção de peças nas montadoras, agravando uma crise de chips.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira que o pagamento de 90 bilhões de reais em precatórios no Orçamento do ano que vem não é exequível e que arcar com essa conta significa necessariamente cortar outras despesas essenciais, inclusive salários.

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