Ontem, o Banco Nacional da Suíça se colocou à disposição para fornecer mais liquidez ao Credit Suisse e disse que os problemas de “certos bancos nos EUA” não representam um risco para o sistema financeiro suíço.

Janeiroveio relativizando esses receios, com dados que mostravam uma inflação cedendo e uma economia americana ainda resiliente, um inverno menos rigoroso na Europa, a reabertura chinesa e a possibilidade de um soft landing sendo colocada na precificação de ativos. O mês surpreendeu com ativos de risco performando bem e uma reversão do que vimos em 2022, contrariando as expectativas do mercado.

“Isso quer dizer que os principais bancos centrais do mundo temem uma crise bancária global, além da diminuição da atividade econômica e estão querendo aumentar a liquidez no mercado, mas ao mesmo tempo, tentar conter a inflação”, apontam.

Sendo a autarquia, vai ser apurado se a bolsa brasileira utilizou de seu monopólio no mercado de negociação de ativos para excluir concorrentes do mercado de registros.

Arma da Taurus. Foto: Reprodução, DivulgaçãoA Taurus (TASA4) registrou lucro líquido de R$ 121 milhões no 4T22, número que representa uma queda de 41,5% na comparação com igual período do ano anterior, informou a fabricante de armas nesta terça-feira (21).

No ano, o total da Companhia atingiu R$ 166,1 milhões, ou seja, uma alta de 9,6%. Nesse sentido, os ganhos de performance elevaram o patamar do indicador de margem, que segue expandindo, chegando a 30,9% no 4T22.

Bush lançou sua Doutrina em resposta ao “11 de Setembro de 2001”, com os ataques às torres gêmeas do World Trade Center, na cidade de Nova Iorque, além de outros atos menores, como o avião lançado contra a sede do Pentágono em Washington, D.C., e o avião que caiu num campo próximo de Shanksville, uma região do Condado de Somerset, no estado da Pensilvânia, tendo tombado em campo aberto porque passageiros enfrentaram os terroristas, impedindo a consecução de seus objetivos.

Entre os principais trigers (gatilhos) da semana, nos 21 e 22 de março haverá uma nova rodada de reunião do Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos EUA) para debater o aumento dos juros na economia americana.

De qualquer forma, o esquema era revolucionário. Todos ganhavam. Os tomadores de empréstimos logravam rolar suas dívidas e aumentar a alavancagem, dando em hipoteca suas casas que continuavam a valer mais. Os bancos de investimentos com sua imensa criatividade securitizavam ativos ilíquidos reagrupando-os e criando ativos líquidos para serem negociados no mercado financeiro. Graças a fragilidade da regulamentação bancária esses mesmos bancos de investimentos não eram obrigados a lançar esses títulos emitidos em seus balanços, desobrigando-os a alocar mais capital de acordo com o risco carregado. Para os bancos de investimentos a estratégia de “estruturar e distribuir” auferindo pomposos fees de estruturação, com o mínimo de capital alocado ou certamente aquém do risco incorrido era espetacular. Investidores internacionais passaram a ganhar retornos maiores alocando seus recursos em títulos de baixíssimo risco, de acordo com as avaliações das agências de rating. Os poupadores e depositantes domésticos passaram a participar de um mercado anteriormente, apenas de investimentos de longo prazo, e que graças a emissão desses ABCPs, possibilitaram que o aumento no preço das casas também fosse aproveitado pelo investidor varejista de curto prazo.

Nesse sentido, a Trajano destacou que o preocupante para o setor varejista no momento são os juros altos que afetam diretamente as vendas. Ainda afirmou que o “discurso de missão” de Lula junto a população pobre pode não fazer bem se o presidente não colocá-lo em prática.

Avançamos muito, mas, hoje, investir ainda é privilégio de poucas. Até mesmo a nossa relação com o dinheiro é recente. Até a década de 1960, não podíamos ter conta no banco, por exemplo. O dinheiro era gerido por homens, o que nos fez ficar afastadas do tema.

O mercado de trabalho ainda apertado e a inflação ainda sem demonstrar sinais de que realmente está desacelerando, as apostas chegaram a ser de um aumento de 50 pontos-base para o encontro de hoje. Porém, a quebra do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank promoveram uma potencial crise do setor bancário, que mudaram as estimativas até para uma manutenção dos juros.

O que são pirâmides financeiras?

Bolsa de Valores Brasileira. Foto: Reprodução, Divulgação

trabalho artesanal para fazer em casa

jzDgkp2fsO

Deixe o seu comentário