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Falta de investimento:antecipando os impactos negativos resultantes da pandemia, empresas globais em todos os setores reduziram seus investimentos. A preocupação com a preservação de capital e o instinto de sobrevivência levaram os agentes econômicos a abandonar projetos de expansão, investimentos e crescimento da produção, entre outros.Aumento de estoques:o fenômeno anterior levou as empresas a antecipar suas ordens de compra de bens, produtos e commodities, prevendo uma possível escassez futura. Assim como as pessoas compraram enlatados e papel higiênico antecipando o inesperado, as empresas fizeram o mesmo. Esse aumento de estoques, juntamente com a falta de investimento em nova capacidade, resultou em escassez de produtos posteriormente, refletindo-se no aumento de preços que se materializou.Disrupção das cadeias de logística: a Covid-19 levou ao fechamento de fronteiras, redução de voos internacionais, entre outras coisas. Isso, aliado ao aumento de estoques, levou a complicações nas cadeias de logística que não conseguiam atender à demanda considerando as restrições em vigor. Isso causou um aumento significativo nos custos de frete para as empresas.Demanda acima do esperado:impulsionada pelo aumento da poupança gerada pela pandemia (quem manteve seu emprego ganhava o mesmo gastando menos) e pelas transferências governamentais (quem não manteve seu emprego recebeu, em muitos países, transferências governamentais de suporte), as pessoas se viram em casa consumindo muito mais do que o esperado. A compra de produtos online disparou. Bens de consumo, bens de luxo, tecnologia, entre outros, tiveram uma demanda muito acima das expectativas.Tensões políticas internacionais:para piorar as complicações nas cadeias de logística, as tensões comerciais e políticas internacionais (principalmente entre China e EUA) agravaram ainda mais essas complicações. A luta pela supremacia na produção de chips dominou as notícias. Restrições de produção, logística e exportação levaram à escassez desse produto essencial presente em carros, celulares, computadores, etc.Esses cinco pontos foram, de fato, a tempestade perfeita para trazer a inflação de volta como uma realidade após vários anos. Foram também fenômenos que coincidiram com um período de política monetária altamente expansionista, ou seja, uma elevada injeção de recursos monetários, feito numa escala global. A velocidade de recuperação econômica pós-pandemia também contribuiu. O emprego voltou rapidamente e as pessoas retomaram seus hábitos de consumo com força total. Viagens, restaurantes, bares, shoppings – tudo voltou rapidamente e com força.

“Apresentamos crescimento de receita consistente nesse trimestre, reflexo dobom desempenho dos negócios de ciclo longo, aliado a boa demanda por nossos produtos e serviços nas principais regiões onde atuamos, contribuindo para um trimestre de crescimento das margens operacionais”, afirmou a companhia, norelease de resultados.

Os números serão importantes para calibrar as apostas em potenciais aumentos adicionais pelo Fed, já que a contratação de uma elevação de 0,25 ponto percentual na próxima reunião está praticamente certa.

O levantamento, realizado com 19 bancos entre os dias 28 de junho e 4 de julho, mostrou que a ligeira maioria dos analistas – 52,6% – consultados acreditam que o juro real neutro esteja em 4,5%, indo ao encontro da alteração promovida pelo Banco Central na último reunião do Copom. Já para o restante dos participantes – 47,4% -, a taxa neutra está estimada em um patamar acima de 5%.

Na última quarta-feira (19), o analista técnico da DV Invest, Dalton Vieira, participou da programação da BM&C News, analisando gráfico de ações e comentando a respeito de suas perspectivas para o futuro de alguns ativos, entre eles as ações da WEG (WEGE3).

Entre as patentes expostas, há, por exemplo, sistemas de captura de dióxido de carbono para aplicação veicular, o que pode contribuir para a redução de emissões de gases do efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global.

Gol (GOLL4) – A companhia aérea divulgou algumas estimativas para os resultados da companhia referentes ao segundo trimestre deste ano, com expectativa de prejuízo por ação (LPA) de R$ 1,05 e de US$ 0,45 por ação depositária americana (LPADS). A empresa aérea destacou que os dados são preliminares e não auditados. Além disso, estimou também uma margem Ebitda de aproximadamente 21% no 1T23.

O ministério esclareceu que “para garantir uma transição adequada e segura – especialmente para os beneficiários dessa importante política pública – a Eletrobras ficará por um período adicional na gestão do programa”.

No cenário corporativo, o Congresso entra na última semana antes do recesso informal de julho. Com isso, a Câmara deve votar o novo arcabouço fiscal somente em agosto, assim como o Senado deve apreciar o “voto de qualidade” do Carf e a reforma tributária – aprovados pelos deputados na semana passada – somente mês que vem.

*Marcus Vinícius De Freitas é professor visitante da China Foreign Affairs University.

IndicadoresNo Brasil, a Dívida Pública Federal (DPF) chegou a R$ 6,191 trilhões em junho, um crescimento de 2,95% em relação a maio, conforme mostram dados da Tesouro Nacional nesta sexta-feira (21). A Dívida Pública Mobiliária Federal interna (DPMFI) sofreu aumento de 3,29% no mesmo período, para R$ 5,957 trilhões. A Dívida Pública Federal externa (DPFe), por sua vez, ficou em R$ 234 bilhões, queda de 5,18%.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, conhecido pela sigla CNPQ, terá reajuste de até 94%. O ajuste abrange oito modalidades deve beneficiar mais de 6 mil bolsistas.

O valor da transação pode vir a ser menor ou até o limite de 25% maior, dependendo do montante de captação de recursos realizado pelo Fundo. A Log CP afirmou ainda que manterá seus acionistas e o mercado em geral informados sobre as próximas etapas relacionadas a Transação.

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