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“Se isso acontecer, a avaliação parece extremamente atraente, principalmente considerando o fluxo de caixa operacional potencialmente positivo da empresa e a posição de caixa líquido esperada de R$ 647 milhões, representando 113% de seu valor de mercado”, aponta o relatório.

Apesar da decisão federal, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou via rede social Twitter que o programa seguirá no Estado por meio de um decreto “para regular o seu próprio programa de escolas cívico-militares e ampliar unidades de ensino com este formato”.

Empresas como Eztec (EZTC3), Even (EVEN3), Aliansce Sonae (ALSO3), Cosan (CSAN3) e Simpar (SIMH3) podem se beneficiar do corte de juros.

Mas há outra forma, que é através da variação dos preços desses títulos decorrentes das oscilações nas taxas de juros, conhecida como marcação a mercado. Isso significa que o preço não é fixo, mas varia de acordo com as expectativas e nuances das taxas de juros. O gráfico abaixo, fornecido pelo JP Morgan Asset, mostra o efeito esperado no preço decorrente de uma queda ou elevação na curva de juros de 100 bps (1 ponto percentual) para diferentes tipos de títulos de renda fixa.

Cenário corporativoPetrobras (PETR3: PETR4) – A estatal reafirmou o compromisso com os investimentos na Margem Equatorial, conforme divulgado no Plano Estratégico da companhia no período entre 2023 e 2027. Em comunicado ao mercado, a estatal afirmou que reconhece a “importância de novas fronteiras que assegurem a segurança energética do país e os recursos necessários para a transição energética justa e sustentável”. A Petrobras disse que está empenhando esforços para obter a licença de perfuração na região, após o Ibama ter negado em maio.

Confira as propostas para reformas financeiras clicando aqui.

Agenda econômica3h –Reino Unido: Índice de Preços ao Consumidor (Junho)6h –Zona do Euro: Índice de Preços ao Consumidor (Junho)9h30 –EUA: Construção de Novas Moradias (Junho)10h15 –Brasil: Monitor do PIB (Maio)11h30 – EUA: Estoques de Petróleo Bruto 13h30 – Brasil: Boletim Macrofiscal14h30 –Brasil: Fluxo Cambial Semanal20h50 –Japão: Balança Comercial (Junho)Foto: Reuters, Cris Faga, ZUMA Wire, Alamy Live NewsO Ibovespa fechou em queda nesta quarta-feira (19), em um dia esvaziado no Brasil, no qual o mercado repercutiu os dados de inflação na zona do euro e no Reino Unido divulgados hoje. Os indicadores de ambas as regiões mostraram fraqueza em junho, levando à expectativa de uma política monetária menos agressiva lá fora.

Esse sentimento de melhora faz com que a curva continue a apresentar um movimento de achatamento, ou “flattening”, como chamamos nas mesas de operações. A precificação do mercado hoje é de SELIC em torno de 9,25% no final de 2024, começando um ciclo de leves altas a partir de 2025. Obviamente, é difícil prever a direção da política econômica futura, a atividade econômica ou as condições financeiras globais, mas de toda forma, o mercado segue precificando juros mais baixos do que os atuais por mais tempo.

Falta de investimento:antecipando os impactos negativos resultantes da pandemia, empresas globais em todos os setores reduziram seus investimentos. A preocupação com a preservação de capital e o instinto de sobrevivência levaram os agentes econômicos a abandonar projetos de expansão, investimentos e crescimento da produção, entre outros.Aumento de estoques:o fenômeno anterior levou as empresas a antecipar suas ordens de compra de bens, produtos e commodities, prevendo uma possível escassez futura. Assim como as pessoas compraram enlatados e papel higiênico antecipando o inesperado, as empresas fizeram o mesmo. Esse aumento de estoques, juntamente com a falta de investimento em nova capacidade, resultou em escassez de produtos posteriormente, refletindo-se no aumento de preços que se materializou.Disrupção das cadeias de logística: a Covid-19 levou ao fechamento de fronteiras, redução de voos internacionais, entre outras coisas. Isso, aliado ao aumento de estoques, levou a complicações nas cadeias de logística que não conseguiam atender à demanda considerando as restrições em vigor. Isso causou um aumento significativo nos custos de frete para as empresas.Demanda acima do esperado:impulsionada pelo aumento da poupança gerada pela pandemia (quem manteve seu emprego ganhava o mesmo gastando menos) e pelas transferências governamentais (quem não manteve seu emprego recebeu, em muitos países, transferências governamentais de suporte), as pessoas se viram em casa consumindo muito mais do que o esperado. A compra de produtos online disparou. Bens de consumo, bens de luxo, tecnologia, entre outros, tiveram uma demanda muito acima das expectativas.Tensões políticas internacionais:para piorar as complicações nas cadeias de logística, as tensões comerciais e políticas internacionais (principalmente entre China e EUA) agravaram ainda mais essas complicações. A luta pela supremacia na produção de chips dominou as notícias. Restrições de produção, logística e exportação levaram à escassez desse produto essencial presente em carros, celulares, computadores, etc.Esses cinco pontos foram, de fato, a tempestade perfeita para trazer a inflação de volta como uma realidade após vários anos. Foram também fenômenos que coincidiram com um período de política monetária altamente expansionista, ou seja, uma elevada injeção de recursos monetários, feito numa escala global. A velocidade de recuperação econômica pós-pandemia também contribuiu. O emprego voltou rapidamente e as pessoas retomaram seus hábitos de consumo com força total. Viagens, restaurantes, bares, shoppings – tudo voltou rapidamente e com força.

Para alcançarmos esse objetivo, a agenda precisa andar, confrontar as lacunas nos sistemas de ensino, melhorar a estrutura das escolas e, sobretudo, preparar as professoras e os professores, dando-lhes condições de desempenhar seu papel com plenitude.

Outro exemplo de sucesso produzido em Itajaí, e apresentado pela primeira vez na Boat Show é o suntuoso Ferretti 720. Uma mansão flutuante, com impressionantes 22 metros de comprimento. O equivalente a 200 metros quadrados de área. O preço do iate, o maior produzido pela Ferretti no Brasil, começa em R$ 25 milhões. Também com fila de espera para compra.

O executivo explica como a autonomia do Ferretti 720 permite “chegar tranquilamente de Itajaí ao litoral norte de São Paulo, em Paraty ou Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

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