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A diferença de uma nação desenvolvida e uma nação menos desenvolvida reside na maneira como o país utiliza, de maneira eficaz e eficiente, os recursos que possui. Países, às vezes, com poucos recursos naturais, como, por exemplo, a Suiça, logram fazer muito com o pouco que possuem. Já outros países com abundância de recursos naturais – como o Congo (e o Brasil) – podem tornar-se escravos desta abundância sem dar saltos qualitativos no processo de crescimento econômico. Os recursos não são utilizados de maneira eficiente, com uma corrupção rampante, o que inviabiliza as possibilidades futuras.

Segunda-feira (20 de março)

Placa de Wall Street perto da Bolsa de Nova York, EUA – Foto: Reuters/Carlo AllegriTradicionalmente, essa é uma coluna semanal que versa sobre os assuntos mais correntes da economia e mercado americanos, uma espécie de panorama semanal com aquilo que de mais interessante acontece aqui nos EUA. Nesse sentido, vale resgatar os artigos das últimas semanas:

“Não precisamos ter a pressa do setor financeiro. Vamos viajar para China. Quando a gente voltar, a gente reúne e apresentamos o marco fiscal”, disse o chefe do Executivo, em entrevista à TV 247 nesta terça-feira (21).

Ontem, o Banco Nacional da Suíça se colocou à disposição para fornecer mais liquidez ao Credit Suisse e disse que os problemas de “certos bancos nos EUA” não representam um risco para o sistema financeiro suíço.

Bandeira dos Estados Unidos. Foto: Reprodução, FreepikMas fazendo aqui um resumo do resumo, começamos 2023 com a expectativa de recessão nos EUA e perspectivas nada favoráveis para os mercados. Receios com inflação, aumento de juros e o impacto disso em crescimento econômico pairando no ar. O ano havia mudado, mas o corolário econômico permanecia o mesmo.

A alternativa era óbvia. Baseada no princípio da diversificação e na premissa de que os ativos imobiliários continuariam em sua trajetória ascendente indefinidamente, esses bancos investimentos compravam as hipotecas oferecidas a uma classe de tomadores desprivilegiada, comumente conhecida em inglês como no income, no job and no assets (NINJA), e posteriormente reagrupavam-nas em outros instrumentos financeiros e vendiam-nas para investidores domésticos e estrangeiros. O início da estruturação ou dessa engenharia financeira se dava quando um novo proprietário, prime ou subprime, levantava recursos hipotecando sua casa. De posse dessas hipotecas, os credores hipotecários as repassavam para os bancos de investimentos os quais graças ao processo de securitização transformavam esses ativos ilíquidos em ativos líquidos a serem comercializados no mercado monetário. Esses ativos comumente conhecidos como collateraizedl debt obligations (CDO) e mortgage backed securities (MBS), eram constituídos tendo como lastros as mesmas hipotecas recebidas. Como forma de minimizar a necessidade de alocação de capital por parte dos bancos de investimentos, esses ativos eram alocados fora do balanço dos bancos em empresas constituídas para fins específicos ou veículos especiais de investimentos, em inglês, special investment vehicles (SIV). Para levantar os recursos que seriam repassados ao tomador final, esses bancos de investimentos vendiam parte desses ativos securitizados para investidores internacionais e parte para seus bancos comerciais coligados. Em posse desses títulos (CDOs e MBS) os próprios bancos comerciais emitiam títulos de curto prazo, notem o descasamento de prazos, lastreados nestes mesmos títulos para serem vendidos aos investidores domésticos, os chamados Asset Backed Commercial Paper (ABCPs).

*Rodrigo Rebecchi é formado em Propaganda & Marketing, com MBA em Gestão Empreendedora de Negócios e Pós-Graduação em Finanças, Investimentos & Banking, pela PUCRS.

Neste vídeo, vou te explicar como interpretar o Payroll, cruzando com outros dados importantes, como a Taxa de Desemprego e o Ganho Médio por Hora Trabalhada.

A Fleury teve receita líquida foi de R$ 1,199 bilhão no quarto trimestre do ano passado, um leve crescimento de 9,4% na comparação com o mesmo período de 2021.

A Emenda Constitucional da Transição, que liberou do teto de gastos R$ 145 bilhões do Bolsa Família e até R$ 23 bilhões em investimentos, caso haja excesso de arrecadação, estabeleceu a obrigação de o governo enviar um projeto de lei complementar que substitua o teto de gastos até agosto.

“Esta é uma solução comercial e não um resgate”, disse Karin Keller-Sutter, ministra das finanças suíça, em entrevista coletiva no domingo.

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