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A Petrobras anunciou na última quinta-feira (10) reajuste de preço na gasolina, diesel e gás. Durante entrevista exclusiva à BM&C News, o especialista em direito econômico internacional, Emanuel Pessoa, avaliou as consequências que o cenário de alta do combustível poderia trazer para a economia brasileira e apontou dois problemas: o imposto e a política da Petrobras.

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No rol de medidas incompletas, estão o auxílio-gasolina para motoristas de baixa renda ao custo de R$ 3 bilhões, a duplicação do número de famílias beneficiadas com um vale-gás, proposta que exigirá mais R$ 1,9 bilhão, além da regulamentação da conta de estabilização. Essa conta funcionará com dinheiro do Tesouro, para suavizar o impacto dos preços ao compensar os custos mais altos dos produtores e importadores.

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(Com informações do Estadão Conteúdo e Reuters)

O preço médio de venda da gasolina para as refinarias passou de R$ 3,25 para R$ 3,86 por litro, o que representa um aumento de 18,8%. Já para o diesel, o preço médio passou de R$ 3,61 para R$ 4,51 por litro, sendo, assim, uma alta de 24,9%.

A Lojas Quero-Quero (LJQQ3) informou, nesta quinta-feira (10), que registrou lucro líquido de R$ 25,1 milhões no quarto trimestre de 2021, recuo de 28% em comparação com o mesmo período de 2020.

“Outra solução seria a redução de tributos federais, mas tem que ter uma contrapartida, o governo vai ter que reduzir o gasto em outra área. De que certa forma, é positivo, mas tirar de onde?”, completa o economista.

Em dezembro, o PIB britânico havia encolhido 0,2% em relação ao mês anterior.

Durante participação na programação da BM&C News, o professor de administração financeira e mercado de capitais, Samir Bazzi, avaliou que a Petrobras terá de aumentar os preços nas distribuidoras e vai impactar diretamente o consumidor-final.

No caso da União, Pacheco defendeu que o governo altere a incidência de PIS/Cofins sobre diesel e gás de cozinha. Em relação à Petrobras, voltou a defender que assuma seu papel e cumpra sua “mínima função social” na busca de uma solução para o problema. Também lembrou que os entes da Federação também ajudem na construção de uma solução.

No retorno dos trabalhos, o plenário do Senado deverá apreciar a versão final do parecer do senador Jean PaulPrates (PT-RN) a um projeto que cria uma conta de estabilização dos custos dos combustíveis e amplia o Auxílio Gás.

De outro lado, a ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina, conseguiu nesta quinta-feira apoio de seus colegas ministros de países da América do Sul para levar à FAO proposta de que fertilizantes fiquem fora das sanções econômicas por guerra e questões geopolíticas, conforme informou a Reuters.

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