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“Já estamos há quatro dias com essa bronca enorme com os combustíveis. Esses projetos mexem em questões de autonomia dos Estados”, diz Décio Padilha, o novo presidente do Comsefaz, comitê que reúne os secretários de Fazenda estaduais.
(Com informações do Estadão Conteúdo e Reuters)
“Olhando para a guerra em si e os efeitos globais, a gente vê até que relativamente o Brasil melhor posicionado do que muitas outras economias. Então, ele deve sofrer bem menos com isso em relação a outros países do mundo”, avaliou.
De olho no conflito
Os papéis de viagem e turismo também operam em queda. CVC (CVCB3) cai 5,70%, Gol (GOLL4) -5,02% e Azul (AZUL4) -4,08%.
O projeto cujo texto principal foi aprovado agora institui uma nova sistemática de cobrança do ICMS, por meio de um regime de monofasia, incluindo uma regra de transição emergencial para o diesel.
Juntos, o objetivo, conforme comunicado divulgado a partir da Espanha, no período da manhã desta quarta-feira, é ajudar a acelerar a transição energética dos clientes para modelos mais sustentáveis, com a otimização do consumo de energia.
O Kremlin disse nesta sexta-feira que o conflito na Ucrânia terminará quando o Ocidente tomar providências em relação às preocupações manifestadas repetidamente pela Rússia com relação à matança de civis no leste da Ucrânia e com a ampliação da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para o leste.
A Petrobras afirmou que aumentará o preço do diesel para 4,51 reais o litro, ante 3,61 reais o litro. No caso da gasolina, o valor passará a 3,86 reais o litro, ante 3,25 reais, ambos vigorando a partir de sexta-feira.
“A continuidade desse cenário poderá adiar uma retomada mais vigorosa da oferta de voos no País, assim como a inclusão de novas cidades, rotas e frequências entre aeroportos que já contam com serviço aéreo”, acrescenta a Azul.
O preço médio de venda da gasolina para as refinarias passou de R$ 3,25 para R$ 3,86 por litro, o que representa um aumento de 18,8%. Já para o diesel, o preço médio passou de R$ 3,61 para R$ 4,51 por litro, sendo, assim, uma alta de 24,9%.
O impacto que o reajuste do diesel e da gasolina provoca é muito maior do que parece à primeira vista porque ambos os produtos são preços de referência, ou seja, eles balizam outros reajustes e espalham inflação. “A Petrobras controla preços dos combustíveis, mas não controla preços de derivados, como resinas plásticas usadas na embalagem de defensivos, em tubos na construção civil, em peças para a indústria automobilística”, afirmou Braz, apontando os inúmeros setores afetados pela alta do petróleo e combustíveis.
“Em poucas palavras, a situação é extremamente imprevisível. Mas uma coisa é certa, a inflação será ainda mais alta e o crescimento será impactado por problemas de oferta e altos preços das commodities. Neste contexto, o BCE deverá manter-se e optar por uma abordagem de esperar para ver”, informa o veículo.
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