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Foto: FreepikOs Estados Unidos podem estar próximos de não ter mais dinheiro para pagar seus credores e ser forçado a aplicar um calote (default). As consequências para isso repercutiriam na economia global como um todo, mas diversos agentes do mercado vem alertando quanto a isso.

“Falava ontem com Roberto Campos Neto sobre o parcelamento de débito pelo Pix. Pode ser uma grande inovação do nosso sistema bancário você parcelar usando essa ferramenta. Isso melhora as condições de competitividade e de crédito no país”, disse o ministro em evento virtual promovido por um banco de investimentos.

Outro ponto de preocupação é que nova regra não ataca o gasto público desvinculado da arrecadação; ao contrário, o atingimento de superávit primário dependerá de fortes receitas do governo.

Consequências de um calote dos EUA Conforme afirmou Mathias, as consequências de um calote por parte dos Estados Unidos poderá afetar a economia global como um todo.

Além disso, o executivo conta que a Azul mais do que dobrou a operação em março, com 96 voos diários. No entanto, ao considerar apenas os voos domésticos, a demanda por voos da companhia caiu 2,6% em março, frente ao mesmo período do ano anterior.

“O que se está se propondo são ferramentas pra viabilizar a efetiva fiscalização e exigência do tributo por meio de gestão de risco”, informou. “A Receita vai centrar sua fiscalização nas remessas de maior risco, em que nossos sistemas de gestão de riscos, alimentados pelas declarações antecipadas, apontem risco maior de inconsistências”, explica o comunicado.

Contudo, houve um aumento de 4,1% na demanda doméstica do primeiro trimestre, na comparação anual.

Nos Estados Unidos, o índice de atividade industrial Empire State teve uma forte alta para +10,8 pontos em abril, ante -24,60 pontos registrado em março, informou o Federal Reserve (Fed) de Nova York . O mercado financeiro esperava que o indicador ficasse em -18,00 pontos no quarto mês de 2023.

A companhia aérea acredita que o custo unitário ex-combustível deverá aumentar aproximadamente 11% frente ao mesmo período do ano passado. Principalmente devido a efeitos inflacionários nos custos variáveis e ao aumento no número de decolagens. Sendo assim, os custos unitários com combustível devem aumentar de 32%. Impactado pelo aumento do preço médio do querosene de aviação (QAV) em aproximadamente 25%.

Com a queda, as expectativas para a exportação de óleo subiram para 2,6 milhões de toneladas. “A alta é motivada pela maior venda do produto para o mercado externo no primeiro trimestre de 2023, com elevação de 42,74% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Este aumento é motivado pela quebra da safra da oleaginosa na Argentina. A menor colheita pelos agricultores argentinos também deve influenciar nos embarques de farelo de soja para o mercado externo, podendo chegar a 20,74 milhões de toneladas”, explicou a Conab.

No entanto, apesar da alteração, modificou apenas a primeira parcela, ou seja, as outras duas parcelas continuam as mesmas divulgadas na última sexta-feira (14), na ata da reunião extraordinária do conselho de administração que aprovou o pagamento dos dividendos.

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