O presidente Jair Bolsonaro tem criticado a política de preços da Petrobras. Na última semana, por exemplo, ele disse que não irá interferir na empresa, mas afirmou que a estatal sabe “da sua responsabilidade” e sugeriu que ela diminua sua margem de lucro de forma a evitar uma disparada dos preços dos combustíveis.

“Por conta de tudo que está acontecendo, expectativa de um mercado muito volátil, com muita incerteza…talvez não seja o momento fazer isso agora”, disse o executivo.

Vicente Ferraro, cientista político pela Escola Superior de Economia de Moscou, avaliou que o discurso se assemelha com o que ocorreu com a Alemanha e potencias europeias na Segunda Guerra Mundial.

Apesar de sinalizações recentes do governo de que apoiaria uma mudança na política de preços da Petrobras, as duas fontes afirmam que o Ministério da Economia defende a manutenção dos princípios da paridade de preços com o mercado internacional, com alteração apenas na metodologia do cálculo.

Grossi ressaltou a atuação da AIEA nesse contexto para evitar qualquer acidente nuclear e também garantir a não proliferação nuclear. Segundo ele, os governos dos dois países “concordaram em trabalhar conosco” nessas questões e há “grande chance” de uma reunião em breve sobre o tema. Grossi comentou que ainda está sendo avaliado o melhor formato para esse possível encontro.

O ponto em pauta é utilizar dividendos vindos da Petrobras para um subsidio de curto prazo, de cerca de três meses, com custo abaixo de R$ 40 bilhões. Mas, será que este é o único caminho? Com intermédio de Felipe Nascimento, Alan Ghani e Alexandre Cabral avaliam todas as vias.

Nesta quinta-feira (10), o Senado aprovou no PL 1472/21, que cria um colchão de amortecimento para que o governo federal possa reduzir os aumentos nos preços dos combustíveis, incluindo gasolina, diesel e gás liquefeito de petróleo (GLP).

“Estaremos muito mais próximos dos clientes ao entendermos detalhadamente seus objetivos estratégicos e suas alavancas de valor, contribuindo para a geração de riqueza por meio de um evento de liquidez ou de uma aquisição bem-sucedida”, explica Ferreira.

Após essa explicação, Emanuel destacou que a consequência será a diminuição da oferta de petróleo domestico. “A solução é o contrario: pelo menos, temporariamente, manter a paridade com o mercado internacional até que você tenha aumentado tanto a concorrência e o refino, pois o preço no Brasil vai ficar descolado do mercado internacional. Até que isso aconteça, os governos tem que reduzir a tributação em momentos como esses”, afirmou.

Na decisão desta quinta-feira, o banco confirmou planos de encerrar seu Programa de Compras de Emergência da Pandemia (PEPP, na sigla em inglês) de 1,85 trilhão de euros no final do mês e disse que as compras sob o Programa de Compra de Ativos (APP), de longa data, serão menores do que o planejado anteriormente.

Na última terça-feira (8), o setor aéreo lideraram as altas, com destaque para a Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4). No entanto, para Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos, o cenário será muito prejudicial para as companhias do setor.

A trading global de grãos Bunge disse nesta quinta-feira que “suspendeu qualquer novo negócio de exportação da Rússia” após a invasão de Moscou à vizinha Ucrânia, mas sua planta de processamento de oleaginosas na Rússia ainda está operando e atendendo ao mercado doméstico.

Martinez afirmou que a empresa deve aumentar os preços de aços planos e longos neste mês e no próximo entre 8% e 10%. Ele citou uma combinação já conhecida no mercado, de elevação de custos de matérias-primas e de preços internacionais da liga, fenômeno agora exacerbado pela guerra na Ucrânia.

qual app do sportingbet

2uS3moOaFG

Deixe o seu comentário