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O texto foi destravado na CCJ da Câmara após o governo conseguir aprovar na Casa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios, que adia o pagamento das dívidas que o poder público é obrigado judicialmente a desembolsar e muda o cálculo do teto de gastos. Com o espaço fiscal aberto pela PEC, que também vai servir para pagar o Auxílio Brasil, novo programa social, o Palácio do Planalto retirou a obstrução à desoneração e fechou um acordo para fazer o texto avançar.

Em suma, a queda do setor se deve a reação do mercado à nova taxa Selic, que aumentou 1,5 %, totalizando 9,25% ao ano.

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O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou à Eletrobras que a audiência pública sobre o processo de desestatização da empresa está prevista para ocorrer no dia 22 de dezembro, disse a elétrica em comunicado nesta quarta-feira.

O estrategista afirmou que 2022 não será um ano fácil para este setor, sobretudo, em razão da elevação dos juros. “2022 não será um ano fácil para as construtoras, justamente porque com a alta de juros, as pessoas ficam bem menos incentivadas a tomar financiamentos muito longos, sabendo que vai pesar no orçamento as parcelas mais altas”, disse.

Nos Estados Unidos, os índices também encerraram o dia em alta, com os investidores digeriram uma nova atualização sobre a vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19, ao mesmo tempo que a altamente contagiosa variante Ômicron desestimulava apostas maiores do mercado.

Por fim, ressaltou, “temos uma pedra no meio do caminho, que é a eleição, que traz todas as incertezas possíveis, mas o cenário é que as taxas longas de juros, na minha visão, podem começar a cair, pelo menos no começo do ano que vem”.

*Com Reuters

Entre os motivos de otimismo, elencou o maior controle da pandemia, a perspectiva de crescimento, ainda que moderado, da economia – em especial de setores demandantes de caminhões, como o agronegócio -, a necessidade dos transportadores de renovar frotas e as encomendas de ônibus escolares pelo governo. Também entra na conta a possibilidade de antecipação de compras antes da entrada em vigor, em 2023, dos novos limites de emissões, cujas tecnologias resultarão em caminhões mais caros.

Para evitar qualquer reviravolta do governo e possibilidade de veto, o relator na Câmara, deputado Marcelo Freitas (PSL-MG), alterou o texto original para diminuir a duração da prorrogação. Em vez de durar até 2026, passou a ter validade até 2023.

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