Mesmo antes de a Proposta de Emenda à Constituição passar pela Câmara, nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro já havia admitido dificuldades para a matéria avançar no Senado. A PEC é tida como fundamental pelo governo porque, ao modificar a regra de pagamento dos precatórios e o prazo de correção do teto de gastos pelo IPCA, abre espaço fiscal de forma a custear o Auxílio Brasil nos moldes que deseja o presidente.

Gustavo disse ainda que vê, de curto prazo, o movimento como sendo pontual. “O investidor de médio e longo prazo precisa entender que ainda terá um pouquinho de ‘dor de barriga’ com essa movimentação do mercado como um todo, mas ele tem que entender também que a janela de oportunidade vai aparecer e a gente vai entrar em uma tendência de alta”, pontuou.

Neste sentido, o banqueiro central considera necessário reconhecer o caráter heterogêneo da economia americana, algo que é “suportado pela meta de pleno emprego” do Fed, destacou.

Governos da União Europeia estão debatendo como reformar as regras fiscais da UE para lidar com o aumento induzido pela pandemia da dívida pública e com o enorme investimento necessário para combater a mudança climática.

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“Ambos os lados têm profunda suspeita um com o outro e estão tomando medidas substantivas para competir em economia, segurança e política”, disse Scott Kennedy, especialista em China do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais de Washington.

Contudo, senadores de PSDB, PT, Rede e até PSD –partido do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco– discordam da proposta do governo como a única capaz de viabilizar o programa assistencial e já discutem alternativas para viabilizá-lo.

Se o Ministério da Cidadania não conseguir implementar o adicional do benefício, que é temporário, ainda em 2021, o governo não poderia mais fazê-lo em 2022 devido às restrições de ano eleitoral – isso pelo atual entendimento do governo.

O economista Renan Martins, da MCM Consultores, disse que já previa um superávit em 2021 desde o resultado de agosto (R$ 16,729 bilhões), o recorde para o mês da série histórica, que foi iniciada em dezembro de 2001. Mas, com o resultado de setembro (R$ 12,933 bilhões), Martins cravou a expectativa superavitária de R$ 22,7 bilhões neste ano.

Na visão da Embraer, os efeitos da pandemia global impactaram a recuperação do tráfego global, de modo que a receita por passageiro por quilômetro (RPK, na sigla em inglês) só voltará aos níveis de 2019, anteriores aos da crise sanitária, em 2024.

“As perspectivas para a economia do Japão são de que, por enquanto, a pressão decorrente da vigilância contra a covid-19 provavelmente permanecerá no consumo de serviços, e as exportações e a produção devem permanecer em um fase de desaceleração temporária devido a restrições do lado da oferta”, projetou Kuroda.

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