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Ásia O mercado acionário asiático fechou em alta nesta terça em meio às expectativas de dados da inflação ao consumidor dos Estados Unidos, enquanto a perspectiva de mais medidas de estímulo da China também ajudou o sentimento.

A projeção para a inflação de 2023 se mantém acima da meta para o ano, definida em 3,25% pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Com a margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, a meta será considerada cumprida caso oscile entre 1,75% e 4,75%.

BRF (BRFS3)A BRF (BRFS3) informou ao mercado que fechou o preço de R$ 9,00 por ação no follow-on. O valor representa um desconto de 5,66% em relação ao fechamento da última quinta, de R$ 9,54.

O setor de transportes, com alta de 2,2%, foi o que mais ajudou a puxar para cima o resultado mensal. “O transporte de cargas e o de passageiros avançaram no mês. Já sob a ótica do modal, os principais impactos para o resultado positivo vieram do rodoviário de cargas, do aéreo de passageiros e do aquaviário de cargas”, explica – no site do IBGE – o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Falta de investimento:antecipando os impactos negativos resultantes da pandemia, empresas globais em todos os setores reduziram seus investimentos. A preocupação com a preservação de capital e o instinto de sobrevivência levaram os agentes econômicos a abandonar projetos de expansão, investimentos e crescimento da produção, entre outros.Aumento de estoques:o fenômeno anterior levou as empresas a antecipar suas ordens de compra de bens, produtos e commodities, prevendo uma possível escassez futura. Assim como as pessoas compraram enlatados e papel higiênico antecipando o inesperado, as empresas fizeram o mesmo. Esse aumento de estoques, juntamente com a falta de investimento em nova capacidade, resultou em escassez de produtos posteriormente, refletindo-se no aumento de preços que se materializou.Disrupção das cadeias de logística: a Covid-19 levou ao fechamento de fronteiras, redução de voos internacionais, entre outras coisas. Isso, aliado ao aumento de estoques, levou a complicações nas cadeias de logística que não conseguiam atender à demanda considerando as restrições em vigor. Isso causou um aumento significativo nos custos de frete para as empresas.Demanda acima do esperado:impulsionada pelo aumento da poupança gerada pela pandemia (quem manteve seu emprego ganhava o mesmo gastando menos) e pelas transferências governamentais (quem não manteve seu emprego recebeu, em muitos países, transferências governamentais de suporte), as pessoas se viram em casa consumindo muito mais do que o esperado. A compra de produtos online disparou. Bens de consumo, bens de luxo, tecnologia, entre outros, tiveram uma demanda muito acima das expectativas.Tensões políticas internacionais:para piorar as complicações nas cadeias de logística, as tensões comerciais e políticas internacionais (principalmente entre China e EUA) agravaram ainda mais essas complicações. A luta pela supremacia na produção de chips dominou as notícias. Restrições de produção, logística e exportação levaram à escassez desse produto essencial presente em carros, celulares, computadores, etc.Esses cinco pontos foram, de fato, a tempestade perfeita para trazer a inflação de volta como uma realidade após vários anos. Foram também fenômenos que coincidiram com um período de política monetária altamente expansionista, ou seja, uma elevada injeção de recursos monetários, feito numa escala global. A velocidade de recuperação econômica pós-pandemia também contribuiu. O emprego voltou rapidamente e as pessoas retomaram seus hábitos de consumo com força total. Viagens, restaurantes, bares, shoppings – tudo voltou rapidamente e com força.

No aspecto positivo, é fato de que o mundo que vivemos é muito melhor do que aquele que tínhamos no passado. As condições sociais são muito melhores, a medicina evoluiu e as comunicações assumiram uma rapidez inacreditável. No entanto, a leniência na questão dos valores, do respeito mútuo e da compreensão do papel da humanidade, governos ruins e enorme endividamente, o legado deixado é muito negativo. Relaxamos devido ao conforto que adquirimos, e a compreensão – equivocada, ressalte-se – de que nossos problemas eram demasiadamente grandes e nós insignificantes para resolvê-los.

Uma boa notícia, é que a maioria das vendas em imóveis em construção ou prontos, o que ajudará no poc do DRE. Importante também que tiveram 2 lançamentos em condomínio que gerarão torna de terreno, ajudando ainda mais nos números do trimestre.

SSE Composite: 3.198,84 (+0,03%)Nikkei 225: 32.896,03 (+1,24%)Hang Seng: 18.952,31 (-0,33%)KOSPI: 2.608,24 (+0,02%)TAIEX: 17.116,44 (-1,26%)

Esse sentimento de melhora faz com que a curva continue a apresentar um movimento de achatamento, ou “flattening”, como chamamos nas mesas de operações. A precificação do mercado hoje é de SELIC em torno de 9,25% no final de 2024, começando um ciclo de leves altas a partir de 2025. Obviamente, é difícil prever a direção da política econômica futura, a atividade econômica ou as condições financeiras globais, mas de toda forma, o mercado segue precificando juros mais baixos do que os atuais por mais tempo.

Cenário corporativoWeg(WEGE3) – A fabricante de motoresreportou Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) de R$ 1,833 bilhão, o que representa uma alta de 45,9% na comparação com o mesmo período do ano anterior.Olucro líquido da Weg foi de R$ 1,368 bilhãoentre os meses de abril e junho deste ano, um crescimento 49,9% em relação ao 2T22. A margem líquida cresceu de 12,7% para 16,7% no no 2T23.

3h – Reino Unido: Ata do Banco da Inglaterra (BoE)9h30 – EUA: Índice de Preços ao Consumidor (Junho)11h30 – EUA: Estoques de Petróleo Bruto – DoE14h30 – Brasil: Fluxo Cambial Semanal15h – EUA: Livro BegeQuinta-feira (13 de Julho)

*Mariana do Prado Bernabé é sócia no escritório Mantovani & Bernabé Advogados Associados e membro Efetivo da Comissão de Direito Societário e Mercado de Capitais do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial – IBRADEMP

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